Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

É para usar máscara, sim, mas não se esqueça dos cuidados com a pele

Adriana Vilarinho

15/06/2020 04h00

iStock

A pandemia de covid-19 pegou todo mundo de surpresa e nos obrigou a adotar algumas medidas para prevenir e evitar a propagação do vírus Sars-CoV-2. Uma dessas obrigatoriedades é o uso de máscaras de proteção.

Caseiras, confeccionadas com tecido, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, ou adquiridas no comércio em materiais diversos, as máscaras tendem a funcionar como barreiras protetivas. No entanto, com o uso diário, muitas pessoas podem acabar deixando de lado os cuidados com a pele do rosto que, devido ao uso desse equipamento de proteção, pode ficar abafada e causar sensibilidade, seguida de irritação, infecções e até mesmo alergias.

Há, também, uma grande tendência ao surgimento de acne nas regiões próximas à boca e nariz, devido à umidade e ao aumento na produção de sebo, além, é claro, do estresse emocional causado pela covid-19. Além disso, ainda é possível que ocorram pequenas manchas na pele, ressecamento e até mesmo o surgimento ou piora da rosácea.

Um dos principais passos para evitar tais complicações é a higienização correta com água e sabão, pois se a máscara estiver suja ou em mau estado de conservação, além de poder gerar esses problemas de saúde, tendem a perder sua eficácia. Saiba mais alguns cuidados que podem ser acrescentados à sua rotina, para manter a pele saudável, sem perder a segurança contra o coronavírus:

  • Lave bem o rosto antes e depois do uso da máscara, com sabonete apropriado ao seu tipo de pele;
  • Escolha máscaras de algodão, seda ou TNT. Evite as que são produzidas em material sintético;
  • Evite o uso de maquiagens, pois podem causar irritações na pele, além de comprometer a capacidade da máscara de reter agentes infecciosos, tornando-a menos eficaz;
  • Hidrate e use protetor solar em toda a face. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o protetor solar precisa ser aplicado em todo o rosto e não somente onde está descoberto.

E, no caso de surgirem quaisquer desconfortos na pele, procure um dermatologista.


Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho