Blog da Adriana Vilarinho http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Mon, 15 Jun 2020 11:05:49 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 É para usar máscara, sim, mas não se esqueça dos cuidados com a pele http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/06/15/e-para-usar-mascara-sim-mas-nao-se-esqueca-dos-cuidados-com-a-pele/ http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/06/15/e-para-usar-mascara-sim-mas-nao-se-esqueca-dos-cuidados-com-a-pele/#respond Mon, 15 Jun 2020 07:00:07 +0000 http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/?p=996

iStock

A pandemia de covid-19 pegou todo mundo de surpresa e nos obrigou a adotar algumas medidas para prevenir e evitar a propagação do vírus Sars-CoV-2. Uma dessas obrigatoriedades é o uso de máscaras de proteção.

Caseiras, confeccionadas com tecido, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, ou adquiridas no comércio em materiais diversos, as máscaras tendem a funcionar como barreiras protetivas. No entanto, com o uso diário, muitas pessoas podem acabar deixando de lado os cuidados com a pele do rosto que, devido ao uso desse equipamento de proteção, pode ficar abafada e causar sensibilidade, seguida de irritação, infecções e até mesmo alergias.

Há, também, uma grande tendência ao surgimento de acne nas regiões próximas à boca e nariz, devido à umidade e ao aumento na produção de sebo, além, é claro, do estresse emocional causado pela covid-19. Além disso, ainda é possível que ocorram pequenas manchas na pele, ressecamento e até mesmo o surgimento ou piora da rosácea.

Um dos principais passos para evitar tais complicações é a higienização correta com água e sabão, pois se a máscara estiver suja ou em mau estado de conservação, além de poder gerar esses problemas de saúde, tendem a perder sua eficácia. Saiba mais alguns cuidados que podem ser acrescentados à sua rotina, para manter a pele saudável, sem perder a segurança contra o coronavírus:

  • Lave bem o rosto antes e depois do uso da máscara, com sabonete apropriado ao seu tipo de pele;
  • Escolha máscaras de algodão, seda ou TNT. Evite as que são produzidas em material sintético;
  • Evite o uso de maquiagens, pois podem causar irritações na pele, além de comprometer a capacidade da máscara de reter agentes infecciosos, tornando-a menos eficaz;
  • Hidrate e use protetor solar em toda a face. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o protetor solar precisa ser aplicado em todo o rosto e não somente onde está descoberto.

E, no caso de surgirem quaisquer desconfortos na pele, procure um dermatologista.


#uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,’/2020/mascara-1586012218774.vm’)

]]>
0
Conheça o seu tipo de pele para poder cuidar-se da melhor maneira http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/06/08/conheca-o-seu-tipo-de-pele-para-poder-cuidar-se-da-melhor-maneira/ http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/06/08/conheca-o-seu-tipo-de-pele-para-poder-cuidar-se-da-melhor-maneira/#respond Mon, 08 Jun 2020 07:00:15 +0000 http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/?p=989  

iStock

Formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, a pele é o maior órgão do nosso corpo e, por isso, precisamos cuidar muito bem para mantê-la, acima de tudo, saudável.

Antes de começar qualquer cuidado básico, é preciso, primeiramente, ter em mente que toda pele tem suas características particulares, por isso sua rotina de cuidados deve estar adequada às suas necessidades.

Os tipos de pele mais comuns são: normal, seca, oleosa e mista. Cada uma delas é composta por uma série de aspectos específicos de textura, traços, tamanhos dos poros, entre outros, independentemente de fototipo. Veja as características:

  • Seca: é caracterizada pela perda excessiva de água, o que a torna seca, com pouca luminosidade e propensa às descamações e vermelhidões. As principais causas da pele seca — além da retenção de líquidos — são os banhos quentes, uso de produtos inadequados, pouca ingestão de água e até mesmo fatores genéticos. A hidratação contínua ajuda a minimizar os desconfortos.
  • Oleosa: devido à alta produção de sebo, esse tipo tem o aspecto mais brilhante, com poros dilatados e textura mais espessa. Geralmente, pessoas com pele oleosa são mais propensas a desenvolver acne. As causas são variadas, portanto, pode ser resultado de estresse, má alimentação, exposição solar excessiva, resíduos de maquiagem, entre outras.
  • Mista: a mais comum entre os brasileiros é a pele mista, nesse tipo é muito comum encontrar poros dilatados e aspecto oleoso na “zona T” (testa, nariz e queixo). Um grande erro ao cuidar da pele mista é não dar o tratamento adequado para cada área, para manter o equilíbrio de forma correta. Por isso, utilizar os dermocosméticos próprios para cada região é o mais recomendado.
  • Normal: apresenta uma textura saudável e macia, sem excesso de brilho ou ressecamento, além de ter poucos poros aparentes. Assim como os outros tipos, merece cuidados especiais e próprios.

De forma geral, para manter a pele saudável e com boa aparência, consulte seu dermatologista. Assim, o profissional irá indicar os produtos que mais se adequem ao seu fototipo e características para uma rotina de skincare personalizada, seja com dermocosméticos ou com tratamentos mais caseiros, como máscaras naturais. Mas o mais importante é: não esqueça o filtro solar.

]]>
0
Cuidados com a pele nos dias frios: menos banho quente, mais hidratação http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/06/01/cuidados-com-a-pele-nos-dias-frios-menos-banho-quente-mais-hidratacao/ http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/06/01/cuidados-com-a-pele-nos-dias-frios-menos-banho-quente-mais-hidratacao/#respond Mon, 01 Jun 2020 07:00:21 +0000 http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/?p=983

iStock

Há quem ame o tempo frio, sob a justificativa de que as pessoas se vestem de maneira mais elegante, dormem melhor e não ficam transpirando o tempo todo, como nos dias de calor. Contudo, a queda nas temperaturas e a chegada dos dias mais frios podem trazer algumas complicações à pele causadas por uma série de fatores.

A baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias comumente provocam o ressecamento da pele, tanto do rosto quanto do corpo. Além disso, quem é que não gosta de tomar um banho quentinho nessa época? Os banhos mais quentes são prejudiciais à nossa pele, pois causam a perda da oleosidade natural, diminuindo o manto lipídico responsável pela retenção de umidade cutânea.

Além disso, existem doenças que podem se agravar nessa época do ano:

  • Dermatite Atópica: trata-se de um processo inflamatório crônico de origem genética, caracterizado por crises de coceiras que resultam em lesões, ressecamento e eczemas na pele.
  • Psoríase: é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa, caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas. Existem diversos tipos de psoríase, mas comumente os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés e tronco.
  • Ictiose vulgar: geralmente aparece no primeiro ano de vida, pode apresentar sintomas leves como ressecamento da pele ou mais intensos, como descamações mais fortes de aspecto geométrico.

Em todos os casos, usar produtos indicados por um dermatologista é um passo importantíssimo para tratar as crises agudas dessas patologias. Os cuidados com o banho também são essenciais, por isso deve-se evitar banhos muito quentes e sabonetes que possam irritar a pele.

A hidratação da pele é o ideal para evitar que as lesões se desenvolvam, além disso, a exposição moderada ao sol, fora dos horários de risco para câncer de pele, também é recomendada, em alguns casos, contudo, é preciso consultar um médico especialista para que ele avalie o quadro e indique o melhor tratamento.

Mantenha a pele hidratada

A hidratação da pele é o ideal para evitar que lesões se desenvolvam. Evite tomar banhos muito quentes e se ensaboar demais. Após sair do chuveiro, aproveite o vapor pós banho e aplique hidratante. Essa técnica faz com que o creme tenha uma boa aderência à pele. Além disso, dê preferência à sabonetes mais suaves, espumas ou óleos de banho.

Outro ponto muito importante é o cuidado com os lábios, como eles ressecam muito no inverno, deve-se usar hidratantes indicados para a região à base de lanolina e dexpantenol (vitamina B5). E vale lembrar: o uso do filtro solar e a ingestão de pelo menos dois litros de água são indispensáveis, faça chuva ou faça sol, calor ou frio.

]]>
0
Sardas ou pintas? Saiba como identificá-las e o jeito certo de cuidar http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/05/25/sardas-ou-pintas-saiba-como-identifica-las-e-o-jeito-certo-de-cuidar/ http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/05/25/sardas-ou-pintas-saiba-como-identifica-las-e-o-jeito-certo-de-cuidar/#respond Mon, 25 May 2020 07:00:32 +0000 http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/?p=977

iStockConsideradas por muitos como sinais de charme e de beleza, as sardas são pequenas manchas benignas e arredondadas, com tons próximos do castanho-claro, que surgem ainda na infância ou adolescência devido ao aumento da melanina (pigmento responsável por dar cor a nossa pele), geralmente, se desenvolvendo em locais como face, colo, costas e mãos.

O principal fator relacionado ao surgimento das sardas é a predisposição genética, sendo os indivíduos de pele clara, loiros e ruivos os mais propensos, mas há exceções, já que as sardas também podem surgir ou intensificar-se, em qualquer fototipo, devido a exposição solar sem proteção.

Pessoas com sardas, por apresentarem a pele mais clara, são mais sensíveis à exposição solar. Por este motivo, a melhor forma de cuidar e evitar o escurecimento destas lesões é aplicar o filtro solar diariamente. O filtro representa o maior aliado da pele quando fala-se em cuidado, uma vez que ele nos protege dos raios ultravioletas A e B.

Além disso, pessoas que têm sardas devem seguir uma rotina de cuidados adequada para o seu tipo de pele, com produtos recomendados às necessidades das peles sensíveis, conforme orientação médica. Já para aqueles que desejam disfarçá-las, tratamentos dermatológicos com lasers, dermocosméticos clareadores e peelings podem diminuir seu aspecto visual.

Sardas x pintas

As sardas não possuem relevo e apresentam coloração próxima ao castanho-claro. As pintas (também chamadas de nevos) são lesões planas ou elevadas com coloração variada, indo do castanho-claro para o castanho-escuro.

Em todos os casos, é preciso estar atento às características das pintas e sardas, e consultar um dermatologista em caso de alterações na assimetria (se apresenta bordas irregulares), variação de cor e tamanho (se crescem e em quanto tempo). Sempre reforçando o conceito de que o uso do protetor solar é indispensável.

]]>
0
Foi se aventurar na cozinha e se queimou? Saiba como tratar em casa http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/05/18/foi-se-aventurar-na-cozinha-e-se-queimou-saiba-como-tratar-em-casa/ http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/05/18/foi-se-aventurar-na-cozinha-e-se-queimou-saiba-como-tratar-em-casa/#respond Mon, 18 May 2020 07:00:54 +0000 http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/?p=971  

iStock

Durante o período de confinamento, muitas pessoas têm se aventurado na cozinha a fim de aprimorar os dotes culinários. Tal fato aumentou o número de acidentes domésticos por queimaduras. Além disso, a flexibilização da venda do álcool 70% para higienização como mecanismo de combate ao novo coronavírus também colaborou para as novas ocorrências.

Adotar estratégias preventivas é fundamental neste momento a fim de evitar situações de risco para queimaduras no ambiente doméstico. Entretanto, caso o acidente já tenha ocorrido, fique atento aos cuidados a serem adotados de imediato.

Pequenas queimaduras superficiais podem ser manejadas em casa, especialmente aquelas que ocorrem após o contato com objetos quentes (panelas, formas, grelhas e forno). Logo após o evento da queimadura, o ideal é resfriar a área queimada com água corrente fria de torneira ou ducha. A água corrente auxilia no alívio da dor, reduz o inchaço local e remove agentes nocivos, interrompendo a progressão do calor e, assim, prevenindo o aprofundamento da lesão.

Vale salientar que o resfriamento nunca deve ser feito com gelo ou outros produtos refrescantes, como creme dental ou margarina, por exemplo, pois podem deixar a pele mais irritada ou promover infecções.

Dependendo do grau de queimadura, podem surgir bolhas, que não devem ser furadas, por mais tentador que pareça. As bolhas protegem a região queimada contra agentes externos, diminuindo o risco de infecções. Contudo, caso o desconforto aumente, é necessário buscar um especialista para tratar a região e retirar o líquido de forma adequada e segura.

Cremes de barreira, como os que contenham dexpantenol (vitamina B5) e lanolina, podem ser aplicados na sequência para promover a regeneração da pele e evitar a desidratação local. Caso a dor passe a incomodar, pode-se usar analgésicos simples por via oral e cremes de corticosteroides no local afetado.

Queimaduras mais extensas, profundas ou que acometem a face e o pescoço devem ser tratadas em ambiente hospitalar. Idosos e crianças são mais vulneráveis a complicações, por isso, em casos assim, o ideal é procurar um serviço de emergência imediatamente.

]]>
0
Conheça a rotina das coreanas para ficar com uma pele lisa e macia http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/05/11/conheca-a-rotina-das-coreanas-para-ficar-com-uma-pele-lisa-e-macia/ http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/05/11/conheca-a-rotina-das-coreanas-para-ficar-com-uma-pele-lisa-e-macia/#respond Mon, 11 May 2020 07:00:49 +0000 http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/?p=959

iStock

Assim como as mulheres brasileiras, as coreanas costumam se preocupar bastante com a aparência e prezam por uma pele lisa, glass skin — pele de vidro na tradução livre — e sem marcas, o que muitas vezes sugere comparações de seus rostos aos das bonecas de porcelana.

A rotina de pele realizada pelas coreanas pode envolver mais de 10 passos diários, com a finalidade de promover maciez, hidratação e luminosidade à face.

Veja abaixo algumas das etapas de cuidados e trate da sua pele em casa:

Xô, impurezas!

O primeiro passo é a limpeza da face com um óleo de limpeza que deve ser aplicado na pele ainda seca, para promover a remoção dos resíduos ou maquiagem e limpeza profunda.

Espuma ou não, é sua a decisão

Em seguida, deve-se lavar o rosto com o sabonete mais indicado para as características da sua pele, ou enxaguar abundantemente somente com água.

Tonifique

Use tônico facial, água termal ou chá de camomila gelado. Esses produtos têm como objetivo equilibrar o pH da pele e eliminar qualquer partícula de sujeira que o sabonete não conseguiu retirar.

Hora de nutrir

Aplique um sérum de sua preferência, que pode conter ativos como ácido hialurônico, vitamina C. Este produto proporciona inúmeros benefícios que vão da hidratação potente até a regeneração da pele.

Máscara prática

Por fim, use uma sheet mask que vá de acordo com as necessidades da sua pele (estímulo do colágeno, melhora de poros e textura cutânea, hidratação, nutrição, melhora de linhas de expressão ou clareamento). Caso não seja possível incluir as máscaras na rotina diária, é possível utilizá-las apenas uma vez por semana ou quinzenalmente, como complemento.

Finalize

Após retirar a máscara, aplique o hidratante e o filtro solar recomendados para seu tipo de pele.

Vale lembrar que é preciso ter cautela quanto ao uso de dermocosméticos, a fim de evitar alergias e desconfortos. Por isso, consultar um dermatologista é fundamental para tirar dúvidas e obter as recomendações sobre os produtos mais adequados às necessidades da sua pele.

]]>
0
Conheça as sheet masks: máscaras práticas de usar e que beneficiam a pele http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/05/04/conheca-as-sheet-masks-mascaras-praticas-de-usar-e-que-beneficiam-a-pele/ http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/05/04/conheca-as-sheet-masks-mascaras-praticas-de-usar-e-que-beneficiam-a-pele/#respond Mon, 04 May 2020 07:00:30 +0000 http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/?p=956

iStock

Para manter a pele saudável é preciso seguir uma rotina de cuidados recomendados por uma dermatologista, utilizando dermocosméticos adequados às necessidades de cada tipo de pele. Entre os produtos que podem trazer benefícios, estão as sheet masks, originalmente criadas na Coreia do Sul e muito utilizadas atualmente.

As sheet masks são máscaras embebidas por princípios ativos específicos como retinol, ácido hialurônico, vitamina C e outros, e levam esse nome por serem bastante semelhantes aos lenços umedecidos, devido à textura.

Além de práticas, são funcionais e higiênicas, pois são vendidas em envelopes individuais e de uso único.

São diversos os tipos de máscaras existentes, que também possuem propostas diferentes, como o estímulo de colágeno, clareamento cutâneo, hidratação, melhora de poros e viço, além de prevenção e melhora de linhas de expressão.

Por isso, é preciso atenção na hora de escolher sua sheet mask. Consultar um dermatologista pode ser boa opção para definir qual a mais adequada à sua pele.

Em alguns produtos, a recomendação é de uso noturno, enquanto outras podem ser utilizadas durante o dia.

O tempo de aplicação na face e a frequência de uso também podem variar, não há regra. Mas, vale lembrar, que o ideal é que as sheet masks sejam um complemento ao tratamento dermatológico de rotina, uma vez que estas não substituem os cuidados prescritos pelo profissional e, claro, use filtro solar.

iStock

]]>
0
Cintura fina e pernas grossas? Nem sempre é obesidade, pode ser lipedema http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/04/27/cintura-fina-e-pernas-grossas-nem-sempre-e-obesidade-pode-ser-lipedema/ http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/04/27/cintura-fina-e-pernas-grossas-nem-sempre-e-obesidade-pode-ser-lipedema/#respond Mon, 27 Apr 2020 07:00:57 +0000 http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/?p=950

iStock

Nem todas as pessoas com cintura fina, quadril largo e pernas grossas possuem algum grau de obesidade. Essa condição também poder ser lipedema, uma desordem do tecido adiposo pouco conhecida, porém muito comum, que se estima atingir uma em cada dez mulheres.

A doença, que é crônica, progressiva e desencadeada ainda na adolescência, tem como característica a deposição de gordura em determinados locais do corpo como quadril, coxas, panturrilhas e até mesmo nos braços.

É frequente pacientes se queixarem de pernas “desproporcionais” ao restante do corpo, o que as leva a entrarem em ciclos viciosos de dietas, que por vezes não são satisfatórias, devido à dificuldade em diminuir as medidas, principalmente dos membros inferiores.

Isso acontece, porque essa gordura “doente” não responde a exercícios físicos nem à dieta. Essa relação com a alimentação vai piorando com os anos, o que dificulta ainda mais o diagnóstico da doença.

Os principais sintomas são dor, hipersensibilidade ao toque, acúmulo de gordura da cintura até os joelhos ou tornozelos, perda da elasticidade da pele, hematomas frequentes, cansaço, inchaço, desconforto e até limitação de movimentos nos quadros mais avançados. É possível, ainda nestes casos, a associação com o linfedema (doença do aparelho linfático, não da gordura).

O tratamento para alívio da dor engloba uso de meias de compressão, melhora da alimentação e consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias, além de evitar açúcar refinado e bebidas alcoólicas.

Muitas pacientes se beneficiam também com a drenagem linfática manual e de exercícios físicos de baixo impacto, como a hidroginástica. Porém, vale lembrar que estas medidas apenas controlam os sintomas e não diminuem os depósitos de gordura e, por isso, é de extrema importância o acompanhamento médico.

O tratamento definitivo é com a lipoaspiração, porém feita por profissionais com especialização no tratamento da doença, já que é necessário o uso de técnicas que permitam remover a gordura sem machucar os vasos linfáticos. Esse procedimento melhora o aspecto dos membros afetados, bem como a dor, o inchaço e a qualidade de vida, de maneira geral. O uso de meias compressivas e as drenagens linfáticas são muito importantes também após a cirurgia.

Para que o pós-operatório seja ainda melhor é possível lançar mão da radiofrequência, de tratamentos estéticos por micro-ondas e também dos bioestimuladores. Essas tecnologias permitem diminuir a flacidez que costuma ocorrer em algumas regiões do corpo após o procedimento de lipoaspiração, estimular a produção de colágeno e remodelar a região tratada.

]]>
0
Evite o ressecamento da pele e saiba como cuidar de lábios, mãos e pés http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/04/20/evite-o-ressecamento-da-pele-e-saiba-como-cuidar-de-labios-maos-e-pes/ http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/04/20/evite-o-ressecamento-da-pele-e-saiba-como-cuidar-de-labios-maos-e-pes/#respond Mon, 20 Apr 2020 07:00:58 +0000 http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/?p=942

iStock

O ressecamento da pele é uma queixa comum nos meses de outono e inverno. Durante as últimas semanas, em que é preciso permanecer mais tempo dentro de casa, muitas pessoas podem apresentar uma piora deste quadro, especialmente na área dos pés, mãos e lábios, que precisam de cuidados e atenção constante.

O espessamento da pele na região dos pés e as calosidades surgem, grande parte das vezes, quando andamos descalços e também pelo uso de chinelos ou calçados inadequados, pois o atrito repetitivo dos pés com a superfície do material em questão, deixa a pele mais grossa e rígida.

Para reverter esta situação, deve-se usar calçados confortáveis, além de cremes com ação hidratante e queratolítica (que remove o acúmulo de queratina e células na camada superficial da pele). O creme de ureia em concentrações específicas é excelente para controle do quadro, entretanto, é contraindicado para pacientes grávidas ou com algum tipo de sensibilidade ao produto. Para melhor ação e penetração do hidratante, uma boa opção é utilizar meias após sua aplicação, por exemplo.

Devido ao uso constante de sabonetes e álcool em gel, promovemos a retirada da barreira hidrolipídica que protege a pele, favorecendo o ressecamento das mãos, bem como a lesão das cutículas e a fragilidade das unhas. Ficar sem esmalte durante este período pode auxiliar na saúde das unhas e o uso de bases fortalecedoras também é uma proposta interessante, sempre lembrando de hidratar bem as cutículas e a pele das mãos, principalmente antes de dormir.

Para evitar o ressecamento labial, procure aplicar produtos específicos para essa região. Há diversas opções no mercado: lip balms à base de óleos, vaselina ou dexpantenol, que diminuem a perda de água local e ajudam a regenerar a pele. Muitos ainda contêm fator de proteção solar em sua composição, protegendo a pele dos lábios dos raios ultravioleta.

Eles podem ser usados todos os dias e devem ser reaplicados diversas vezes. Durante a noite, antes de deitar-se, uma boa ideia é aplicar uma generosa camada do produto. Evite passar a língua nos lábios, pois a saliva irrita a região, o que piora o quadro. E é claro, por mais tentador que pareça, jamais retire as peles que se soltam, pelo risco de infecção e sangramento local.

Vale lembrar que a hidratação do organismo como um todo também é uma aliada importante, por isso, beba muita água.

]]>
0
Acne na mulher adulta é comum, mas há tratamento; saiba mais http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/03/30/acne-na-mulher-adulta-e-comum-mas-ha-tratamento-saiba-mais/ http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/03/30/acne-na-mulher-adulta-e-comum-mas-ha-tratamento-saiba-mais/#respond Mon, 30 Mar 2020 07:00:04 +0000 http://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/?p=936

iStock

Sabia que acne não é comum somente em adolescentes? Pois é, as espinhas também podem surgir na fase adulta, principalmente em mulheres. Mas há tratamentos para esse problema que causa desconfortos.

A acne na mulher adulta pode iniciar a partir dos 25 anos, mas também pode ser um quadro persistente desde a adolescência. Porém, diferentemente das espinhas que surgem em jovens, na chamada “zona T”, compreendida por testa, nariz e parte superior das bochechas, na mulher adulta, brotam na “zona U”, composta pelo queixo, mandíbula e pescoço, em quadros inflamatórios.

As espinhas surgem da inflamação nas glândulas sebáceas que quando produzem gordura em excesso são porta de entrada para bactérias e microrganismos nocivos à pele. Anteriormente, acreditava-se que o excesso de óleos produzidos pelas glândulas sebáceas era provocado quase exclusivamente por oscilações hormonais. Porém novos estudos apontaram que isso só acontece em 30% dos casos de acne da mulher adulta.

A genética é uma das questões que são levados em consideração quando é realizada a avaliação em consulta dermatológica, pois é comum o paciente ter algum parente de primeiro grau que também apresenta problemas com acne.

Além disso, dietas com o consumo em excesso de laticínios e carboidratos, estresse, tabagismo, poluição, exposição solar e o uso de alguns suplementos alimentares podem ser fatores desencadeantes ou de piora da acne.

As espinhas podem ser tratadas com produtos tópicos, com ativos como ácido retinoico, ácido salicílico, peróxido de benzoíla, entre outros. Além disso, lavar o rosto com sabonetes que controlem a oleosidade, sem agredir a barreira cutânea, e medicamentos (hormonais ou não) também são recomendados.

Produtos matificantes e com efeito “blur” ajudam a manter a pele sem brilho, além de disfarçar os poros. Loções secativas são boa opção, quando usadas pontualmente, para ajudar os pacientes a não espremerem as espinhas, o que pode causar lesões e aumentar o risco de manchas e cicatrizes.

Terapias com lasers e luzes possuem ação anti-inflamatória e os peelings químicos também ajudam na resolução das lesões. Mas vale lembrar que procedimentos clínicos podem ser realizados a fim de melhorar o quadro de acne, porém não substituem os tratamentos convencionais. A consulta com um dermatologista é sempre necessária para adequar o tratamento às necessidades de cada tipo de pele.

]]>
0