Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Curtiu muito? Saiba como recuperar a pele após a folia do Carnaval

Adriana Vilarinho

02/03/2020 04h00

iStock

Sabia que hidratar o corpo, como um todo, reflete diretamente na saúde da pele? Com o fim do Carnaval é comum que a pele esteja mais ressecada devido às agressões externas como sol, maquiagens e redução do consumo de líquidos. Porém, é possível atenuar os danos para obter uma pele saudável.

O aumento do consumo de água e até mesmo de água de coco ajuda a repor o que foi gasto durante os dias de folia. Alimentos frescos e leves, como frutas, também são boa opção para repor as energias e hidratar o organismo.

Quem abusou do sol e voltou para casa com queimaduras deve caprichar no uso de hidratantes corporais e faciais. O eritema (vermelhidão) muitas vezes vem acompanhado de bolhas, que não devem ser rompidas. Para amenizar o quadro, são recomendados banhos mais frios, que ajudam a aliviar o desconforto, porém consultar um dermatologista para obter o tratamento adequado é o mais indicado.

Após o uso de adereços adesivos, é possível que algumas partes da pele tenham ficado com marcas mais claras, devido à exposição solar. Nos dias que seguem, uma boa opção é o uso de protetor solar com cor que, além de proteger a área afetada, ainda camufla, temporariamente, as manchas.

Após entrar na brincadeira e utilizar glitter por todo o corpo, algumas pessoas têm dificuldade em retirá-lo, já que fica aderido à pele. Uma boa alternativa é, antes do banho, usar fita adesiva para retirar parte do produto e durante a ducha, utilizar óleos corporais, que auxiliam no processo de remoção, facilitando o desprendimento do material, além de hidratar.

Se houver glitter na face, a melhor opção é retirar o excesso com água micelar ou lenços demaquilantes, gentilmente, para não irritar a pele e após, enxaguar com água e sabonete adequado ao tipo de pele. Lembrando que a rotina diária de cuidados com a pele, recomendada por um dermatologista, também não pode ser esquecida.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho