Manter o bronzeado por mais tempo após a praia é possível; veja dicas

iStock
Após as férias, manter o bronzeado parece algo difícil, porém há maneiras que podem te ajudar a ficar com a nova cor por mais tempo, mantendo o "glow" da pele de verão.
A primeira e mais importante recomendação é o uso de filtro solar. Proteger é o primeiro passo para evitar desconfortos e, principalmente, doenças devido à exposição ao sol. Procure por produtos com fator de proteção acima de 30 para o corpo, já para o rosto, um FPS maior é mais indicado, por isso vale pedir a indicação de seu dermatologista sobre o produto mais adequado ao seu tipo de pele e necessidade.
Após o sol, é hora de hidratar, e muito, a pele. Combinar o uso de óleo corporal, ainda no chuveiro, e em seguida aplicar o hidratante, é uma boa opção, principalmente se o dermocosmético possuir ativos como vitamina C e ácido hialurônico. Além disso, priorizar banhos mornos ou frios também é recomendado, pois evita a desidratação da pele causada por banhos quentes.
A ingestão de alimentos com betacaroteno também é importante. Essa provitamina se transforma no corpo em vitamina A e atua como antioxidante na pele, ajudando a manter a cor dourada. Esse composto pode ser encontrado em alimentos como cenoura, batata-doce, abóbora, mamão e manga, e pode ser ingerido também na forma de cápsulas. Porém, para que a vitamina A atue sobre o bronzeado, é necessário que a ingestão desses alimentos comece cerca de 15 a 20 dias antes da exposição ao sol.
Adquirir o bronzeado de forma gradual é outra recomendação para que a cor de pele dure mais. O ideal é evitar o sol muito forte das 10h às 16h e se bronzear um pouco a cada dia, evitando que a pele fique vermelha, o que pode favorecer a descamação posteriormente.
Por fim, se mesmo com todas essas medidas seu bronzeado estiver indo embora, opte por cremes autobronzeadores gradativos, que hidratam a pele e ao mesmo trazem cor de forma gradual, o que permite uma cor com aspecto mais uniforme e natural.
Antes de viajar e aproveitar as férias ao sol, consulte seu dermatologista e esclareça todas as dúvidas. Prevenir ainda é a melhor solução.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.