PUBLICIDADE

Topo

Histórico

No calor os cabelos sofrem tanto quanto a pele. Veja como cuidar deles

Adriana Vilarinho

25/11/2019 04h00

Crédito: iStock

No verão, o cabelo sofre tanto quanto a pele. Praia, piscina, sol e muito vento podem deixar os cabelos quebradiços, ressecados, desbotados e com alterações na coloração. Por isso, é preciso ter um cuidado especial com eles.

É importante preparar o fio para receber as agressões do verão. Aproveite esta época que o antecede, para realizar hidratações semanais com cremes e máscaras à base de queratina, para uma melhora na qualidade do fio.

Dependendo da avaliação do dermatologista, uma boa opção pode ser o uso de óleos para os cabelos. Existe uma grande variedade, como os óleos essenciais, óleo de Argan, óleos com proteínas hidrolisadas, óleo de abacate, óleo de coco… Escolha o mais adequado conforme a orientação médica e aplique nos fios, durma com o óleo e lave no dia seguinte.

O uso de protetor solar para os cabelos é essencial. Para proteção contra a radiação solar existem diversos produtos com essa função, como cremes e loções. Além disso, chapéus fabricados com materiais que proporcionam fotoproteção são excelentes aliados. Pois, assim como a pele, os cabelos também envelhecem.

Alguns cuidados para manter os cabelos saudáveis no verão:

  • Enxágue os cabelos com água corrente após sair do mar e da piscina;
  • Evite abusar de procedimentos químicos nos cabelos nesta época do ano;
  • Use cremes com fator de proteção solar nos fios, desde que indicado por seu Dermatologista;
  • Evite expor o cabelo à mais agressões com o secador e a chapinha;
  • Aproveite o verão para tomar banhos mais frios. A água muito quente é inimiga do cabelo saudável;
  • Faça hidratações regulares, com produtos adequados para seu tipo de cabelo;
  • Use chapéus e bonés para proteger os fios;
  • Evite produtos capilares que contenham álcool na formulação, pois ressecam os fios.

É importante lembrar que a avaliação do Dermatologista é fundamental para analisar qual seu tipo de cabelo e quais as condições do couro cabeludo, podendo assim indicar os tratamentos e produtos adequados.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho