Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Como tratar flacidez, celulite, gordura localizada e retenção de líquidos

Adriana Vilarinho

04/11/2019 07h35

Crédito: iStock

Estamos chegando ao final do ano, época em que muitas pessoas passam a se preocupar mais com o corpo por causa das viagens e banhos de praia e piscina que estão por vir.

Gordura localizada, flacidez e retenção de líquidos podem incomodar alguns pacientes, principalmente os que desejam vestir um biquíni ou sunga. Mas há tratamentos e recomendações na área de dermatologia que podem ajudar durante esse preparo para a estação mais quente do ano.

Celulite e flacidez
A celulite é o nome popular para a lipodistrofia ginoide, que consiste no depósito anormal de gordura sob a pele, caracterizando-se pelo aspecto de "casca de laranja" na epiderme, acometendo principalmente coxas, nádegas, abdômen e quadris.

Tratamentos com dermocosméticos tópicos específicos, em conjunto com aparelhos que utilizam a tecnologia de radiofrequência, podem ajudar no combate à celulite, atuando sobre a produção de colágeno e elastina e melhorando o fluxo sanguíneo e linfático na região.

A tecnologia de ultrassom microfocado e macrofocado age tanto nas camadas mais profundas como nas mais superficiais da pele, promovendo uma melhora da flacidez e melhorando o contorno corporal.

Gordura localizada
Uma das tecnologias mais procuradas é de congelamento com sucção, em que as células de gordura são congeladas e posteriormente eliminadas pelo organismo. Há ainda o uso de lasers que rompem e eliminam a célula de gordura pelo aquecimento da região a ser tratada e sem utilizar a sucção.

Retenção de líquidos
A drenagem linfática é um dos tratamentos coadjuvantes na eliminação dos excessos de líquidos, através da ativação do sistema linfático. Ela estimula a capacidade das células de regenerar e reparar os tecidos e é indicada para diminuição de edemas (inchaço) e hematomas, principalmente após procedimentos cirúrgicos ou tratamentos corporais e faciais.

Mas é importante lembrar que a atividade física rotineira e uma alimentação balanceada são fundamentais para manter o corpo saudável, além disso, a associação com os tratamentos dermatológicos pode otimizar os resultados.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho