Foliculite: conheça os principais sinais e sintomas
Já ouviu falar de foliculite? É uma infecção de pele que ocorre nos folículos pilosos (estrutura que dá origem ao pelo), geralmente motivada por uma bactéria ou fungo, mas que também pode ter origem por vírus ou inflamação causada por pelos encravados.
Na maioria dos casos, a foliculite é superficial, com aspecto de pequenas "espinhas" de pontas brancas em torno de um ou mais folículos pilosos, podendo também apresentar coceira e dor local.
É frequente que essas inflamações involuam sozinhas mas, em casos mais graves, é necessário tratamento específico com médico dermatologista, já que pode ocorrer a perda permanente do pelo e ainda a formação de cicatrizes.
Qualquer pessoa pode desenvolver foliculite, mas existem fatores que aumentam a predisposição ao problema. Condições médicas que reduzam a resistência às infecções (como diabetes), aumento de peso, uso de medicamentos com corticoide e dermatites são alguns deles.
Confira os sinais e sintomas mais comuns de foliculite:
- Surgimento de pequenas "espinhas" com ou sem pus;
- Vermelhidão;
- Coceira;
- Sensibilidade na região.
Em casos mais graves, quando a inflamação atinge áreas mais profundas da pele, geralmente por infecção de bactérias estafilocócicas, podem surgir "furúnculos" — lesões que com formação de nódulos avermelhados sob a pele, geralmente sensíveis e doloridos, e lesões elevadas com ponto purulento central.
Principais fatores desencadeantes de foliculite:
- Fricção ao barbear ou depilar a pele;
- Uso de roupas justas;
- Exposição ao calor e suor intenso;
- Dermatites e acnes;
- Lesões na pele por arranhões ou pequenos traumas;
- Curativos de plástico em contato com áreas de pelo.
Existem diversos tipos de foliculite e somente o dermatologista poderá diagnosticar e indicar o melhor tipo de tratamento para cada caso, de acordo com a gravidade da infecção, que pode ser desde a prescrição de antibióticos até a drenagem das secreções. A prevenção é a melhor recomendação!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.