Topo
Blog da Adriana Vilarinho

Blog da Adriana Vilarinho

Histórico

Três cuidados essenciais que você deve ter com a pele das suas mãos

Adriana Vilarinho

16/09/2019 04h00

Crédito: iStock

Cuidar das mãos é tão importante quanto cuidar da pele do rosto e corpo, já que a pele das mãos é delicada e sofre com o envelhecimento, devido às agressões externas como exposição solar e uso de produtos químicos. A perda de tônus, flacidez e manchas estão entre as principais reclamações em consultório. Por isso, se você não tem uma rotina de cuidados com as mãos, está na hora de começar!

Algumas recomendações ajudam a prevenir essa região contra as ações do tempo e os danos diários causados pela poluição, radiação solar e outros:

Filtro solar sempre!

Sim, é extremamente importante usar o filtro solar no dorso das mãos. Dessa forma, a pele fica protegida contra a radiação solar, prevenindo manchas (melanoses) ou lesões.

Hidratar é cuidar!

A hidratação ajuda a manter o tônus e a textura da pele. Dermocosméticos específicos para a região, à base de ureia e manteigas vegetais, como a manteiga de karité, ajudam a aumentar a barreira de proteção natural cutânea. Produtos com antioxidantes potencializam a defesa e podem ser utilizados antes do filtro solar.

Cuidado com produtos químicos!

Sabonetes, detergentes e produtos de limpeza contêm grandes concentrações de substâncias químicas que podem causar ressecamento, irritação, alergias e dermatites nas mãos. Por isso, usar luvas quando for utilizar produtos mais agressivos, é uma boa medida de proteção.

Além desses cuidados diários, é possível realizar tratamentos clínicos que como o uso de bioestimuladores, luz pulsada e lasers. Consulte seu dermatologista para obter um cronograma de tratamento específico e personalizado para suas necessidades.

 

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Mais Blog da Adriana Vilarinho