Hidratar, nutrir, reconstruir: como saber qual cuidado seu cabelo precisa

Crédito: iStock
Você sabe identificar as necessidades dos seus cabelos? Assim como a pele, os cabelos precisam de cuidados especiais, devido às agressões de fatores externos como a poluição, radiação solar e manipulações com produtos químicos, como as tinturas. Além disso, o cabelo também envelhece, mais um motivo para ficar atento às madeixas e consultar um dermatologista para o diagnóstico correto.
O cronograma capilar sugere cuidados específicos para os fios como hidratação, nutrição e reconstrução, mas também existem os tratamentos voltados para a umectação, cauterização, força e crescimento.
Todos os tipos de cabelo, do liso ao crespo, perdem água, que precisa ser reposta. Portanto, hidratar é o primeiro passo para manter os fios saudáveis. As máscaras hidratantes costumam atuar com benefícios, se realizadas de forma correta.
Se o cabelo está opaco, com "frizz", áspero e embaraçando com frequência, é hora de nutrir. As máscaras de nutrição atuam sobre os lipídios (gordura natural) da fibra capilar e ajudam a selar os fios, mantendo a hidratação. Fios excessivamente ressecados precisam, além da nutrição, de umectação, que pode ser realizada com óleos vegetais ou com produtos à base de óleos.
A rotina de reconstrução é indicada para pacientes que estejam com os cabelos fracos, quebradiços, elásticos e porosos (principalmente pós-química ou descoloração). Os produtos para reconstrução atuam colaborando com a reposição das proteínas da fibra, como a queratina, melhorando a força e a elasticidade natural. É importante seguir um cronograma de acordo com o nível de comprometimento dos fios, realizando o tratamento semanal, quinzenal ou mensal, conforme orientado pelo Dermatologista.
A cauterização também age profundamente na fibra capilar, assim como a reconstrução, porém mais intensamente, atuando na reposição de proteínas.
Além das agressões externas e envelhecimento, o couro cabeludo pode apresentar seborreia e/ou excesso de oleosidade, entre outras doenças, que danificam os cabelos favorecendo a queda e enfraquecimento.
A dermatologia oferece um arsenal de tratamentos, incluindo a prescrição de fórmulas manipuladas ou dermocosméticos adequados ao problema de cada paciente. Consulte seu dermatologista!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.