PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Quatro sinais que indicam que você tem alergia a esmaltes

Adriana Vilarinho

26/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Que os esmaltes dão cor e deixam as unhas bonitas, é fato. Mas, você sabia que há muitas pessoas alérgicas a esse tipo de produto?

A alergia ao esmalte é caracterizada como uma dermatite de contato, ou seja, provoca uma reação inflamatória na pele, que pode ocorrer nas cutículas ou nas unhas, devido a uma resposta do sistema imunológico aos produtos químicos presentes no esmalte como o tolueno (solvente da fórmula tradicional de esmaltes), formaldeído ou  resina, que tem como função dar aderência e durabilidade ao produto.

A hipersensibilidade a esses componentes não apresenta sintomas apenas nas unhas e cutículas, pois também pode acometer os locais do corpo que entram em contato com as unhas esmaltadas, como os olhos, por exemplo.

Fique atento ao aparecimento de alguns sintomas e sinais relacionados à alergia ao esmalte:

  • 1 – Unhas fracas, que lascam e quebram com facilidade;
  • 2 – Pele avermelhada, coceira, descamação e edema (inchaço), ao redor das unhas;
  • 3 – Bolhas nos dedos;
  • 4 – Alterações do relevo da unha, além de ressecamento e fissuras das cutículas.

A abordagem terapêutica para controlar as crises de alergia ao esmalte incluem a prescrição de medicamentos antialérgicos tópicos e orais, além de ser fundamental seguir as recomendações médicas, como a utilização de produtos hipoalergênicos.

É importante lembrar que nem sempre unhas fracas e quebradiças são sinônimo de alergia ao esmalte, já que podem estar associadas a outros fatores como deficiência de vitaminas ou alimentação pobre em nutrientes, entre outras causas.

Para diagnóstico e acompanhamento de alterações nas unhas, procure sempre seu dermatologista!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho