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Tem pele sensível? Saiba quais cuidados você deve tomar no treino

Adriana Vilarinho

05/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Após fazer atividades físicas é comum que o rosto fique avermelhado e com sensação de ardência, o que na maioria das vezes é uma reação normal do organismo, já que a prática de exercícios mexe com os sistemas do nosso corpo, dilatando os vasos sanguíneos e acelerando o coração e a respiração –para que o sangue circule mais rapidamente para levar oxigênio às células.

Porém, quando a vermelhidão e o ardor se tornam mais intensos, ocorrendo também em outras situações, como nas mudanças bruscas na temperatura, banhos quentes e durante o consumo de alimentos quentes e apimentados, podem indicar algum tipo de sensibilidade cutânea.

A rosácea, por exemplo, é uma doença de origem genética, que pode acontecer devido a alterações imunológicas e neurovasculares. Além da ardência e vermelhidão, são comuns pequenos vasos sanguíneos aparentes, pele áspera, lesões e formigamento.

Já a pele sensível (também conhecida como reativa ou intolerante) acontece por alterações da barreira cutânea e aumento da neurossensibilidade, e pode apresentar intolerância ao uso de determinados cosméticos, dermocosméticos e maquiagem. Dentre os sintomas estão rubor e queimação, coceira, irritação, sensação de repuxamento, além de descamações e pequenas feridas nos casos mais intensos.

Veja algumas recomendações que podem evitar e/ou melhorar os desconfortos:

  • Durante e após a atividade física borrife água termal no rosto, pois ajuda a acalmar a pele e diminuir a vermelhidão e ardência;
  • Além do filtro solar, use óculos, bonés e roupas com proteção UV para evitar a vermelhidão e queimaduras;
  • Utilize sabonetes ou loções de limpeza apropriados à sua pele e indicados por um dermatologista;
  • Prefira banhos mornos e mantenha a janela do banheiro aberta para evitar o vapor;
  • Evite o atrito com toalhas, seque as regiões afetadas suavemente.

Consulte seu dermatologista. Com o tratamento adequado, os incômodos podem ser reduzidos e o exercício físico será mais prazeroso.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

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