Topo
Blog da Adriana Vilarinho

Blog da Adriana Vilarinho

Histórico

“Slime”: uma brincadeira que coloca em risco saúde da pele e merece atenção

Adriana Vilarinho

29/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Brincar de fazer "slime" –tipo de geleca ou massa de modelar – virou febre entre as crianças. Mas, o que parece ser uma simples brincadeira, pode se tornar algo perigoso sem os cuidados e supervisão de um adulto.

A maioria das receitas inclui o borato de sódio (Bórax), matéria-prima de alguns produtos de limpeza e inseticidas, como um de seus ingredientes, que se não estiver bem diluído pode causar lesões na pele, irritação nos olhos e até intoxicação.

Por ser uma substância com pH alto, o bórax oferece danos à camada protetora da pele, o que favorece o surgimento de eczemas e de dermatite de contato. Não é raro a criança desenvolver lesões superficiais na pele que coçam, ardem e descamam. Além disso, dependendo da concentração do produto, a mistura pode provocar queimaduras e problemas sistêmicos como cólicas estomacais, vômitos e diarreia.

Outros ingredientes utilizados para a produção de "slime" como bicarbonato de sódio, espuma de barbear, amaciantes de roupas e detergentes, também podem causar algum tipo de irritação em peles sensíveis, quando combinados.

As receitas à base de cola branca e bicarbonato, que não contém bórax, são um pouco menos nocivas. Contudo, mesmo acompanhando todo o processo de confecção da "slime" caseira junto às crianças, não há como garantir que o produto seja seguro para os pequenos.

É sempre importante observar a brincadeira e, caso haja qualquer tipo de lesão ou desconforto na pele após o manuseio da geleca, consulte um dermatologista.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Mais Blog da Adriana Vilarinho