Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Férias e inverno: quais cuidados tomar com a pele dos pequenos nessa época?

Adriana Vilarinho

15/07/2019 04h00

Crédito: iStock

A estrutura da pele das crianças não é muito diferente da dos adultos, porém, existem pequenas particularidades com relação à absorção de substâncias nocivas, imunidade, transpiração e reação à luz (fotossensibilidade). Durante o inverno a sensibilidade às mudanças de temperatura é maior, o que pode causar o ressecamento na cútis dos pequenos com maior frequência.

Nessas estações mais frias, é comum surgirem doenças na pele devido à diminuição da oleosidade natural, por causa dos banhos mais quentes e demorados. A dermatite atópica, por exemplo, pode causar crises com lesões avermelhadas, principalmente nas dobras, além de coceiras e ressecamento intenso que, às vezes, pode apresentar infecções nas regiões afetadas.

Outra patologia que ocorre bastante nessa estação é a dermatite seborreica, que geralmente aparece onde a pele é mais oleosa, como o couro cabeludo, e pode provocar desde caspa até escamações amarelas na região.

Para manter a saúde da derme das crianças, algumas recomendações são importantes, como não deixar os pequenos tomarem banhos muito quentes e demorados e não utilizar buchas ou esponjas. Evitar o uso de sabonetes esfoliantes também é necessário, já que esses produtos reduzem a barreira de proteção cutânea.

Secar bem o corpo é mais uma recomendação, principalmente nas dobras. Hidratar a pele de forma contínua, com cosméticos apropriados ao público infantil e indicados por um dermatologista, ajuda a prevenir e tratar as dermatites. Hidratantes labiais também são ótimos para evitar que os lábios fiquem ressecados e rachados.

Quanto ao sol, mesmo em épocas mais frias, os cuidados devem ser mantidos, como vestir roupas com proteção UV, usar bonés e filtro solar, que em crianças, podem ser aplicados a partir de seis meses de idade.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho