Topo
Blog da Adriana Vilarinho

Blog da Adriana Vilarinho

Histórico

Cabelos brancos: saiba como cuidar e mantê-los saudáveis

Adriana Vilarinho

2010-06-20T19:04:00

10/06/2019 04h00

Crédito: iStock

Assim como a pele, o cabelo também envelhece. Com o passar dos anos, as células do folículo piloso, que são capazes de produzir o pigmento dos cabelos (melanócitos), vão perdendo essa capacidade de produção e morrendo, o que origina os cabelos grisalhos e brancos.

Com textura mais frágil e maior maleabilidade que os pigmentados, os cabelos brancos são mais sensíveis às agressões externas e têm as cutículas dos fios abertas com maior facilidade, o que muitas vezes dá aquele aspecto de "frizz" ao cabelo. Por isso, é importante sempre hidratar bem os cabelos brancos e dar preferência às máscaras capilares que ajudam a fechar as escamas da fibra capilar. Vale usar também um shampoo –recomendado por um dermatologista — que possa colaborar para manter o pH dos fios.

Os fios brancos ou grisalhos merecem cuidados específicos, tanto na raiz quanto pontas. Todo cabelo precisa de um shampoo específico para sua raiz que varia conforme o tipo de couro cabeludo, podendo ele ser, por exemplo, oleoso, descamativo, ressecado. Já para as pontas, a hidratação deve ser mais intensa para aqueles fios mais ressecados ou danificados, com o uso de máscaras de hidratação de 1 a 2 vezes por semana e o uso diário de condicionadores. Em pontas com menor tendência a ressecamento pode-se usar as máscaras apenas 1 vez por semana.

Da mesma forma que com os cabelos, a barba também envelhece e os melanócitos presentes nesses fios também perdem a capacidade de produzir pigmento. O que determina em qual lugar do corpo e quando essa produção de melanina irá cessar é a nossa genética. Isso faz com que alguns homens tenham as barbas grisalhas e cabelos ainda escuros, ou mesmo parte da barba branca e outra ainda não.

Esses fios da barba também são frágeis e precisam de cuidados mais intensos, e não só os cabelos. Existem diversos produtos específicos para barbas como balms ou loções fortalecedoras, mas as máscaras de cabelos também podem ser usadas nessa região.

Um dos problemas mais comuns com a barba branca é o fato dela ficar amarelada com o tempo. As causas mais frequentes são o tabagismo, a poluição do ar e a utilização de produtos inadequados. Para evitar o amarelamento, é importante sempre manter a barba muito limpa, lavando-a com shampoos específicos para cada tipo, indicados por um dermatologista. Se o objetivo é devolver a tonalidade natural, mais jovem à barba branca, podem ser feitos processos de "matização" junto aos cabeleireiros e/ou barbeiros, com tonalizantes que melhoram o efeito amarelado da barba.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.