Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Pele da noiva: veja alguns cuidados para se preparar para o grande dia

Adriana Vilarinho

20/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Quem já é casada ou está noiva sabe que a decisão de celebrar o casamento é acompanhada de uma série de outras preparações além daquelas referentes à comemoração em si. Muita expectativa é depositada neste grande dia e nada mais razoável do que querer sentir-se bem consigo mesma para todas as fotos da celebração. Para isso, pode ser feita uma programação de cuidados com a pele do rosto, de maneira planejada para um melhor resultado.

Para o tratamento de uma pele com melhora do viço, das manchas e poros, é recomendável que a preparação comece com alguns meses de antecedência. Primeiro, é fundamental uma consulta com o dermatologista para que sejam prescritos os produtos apropriados para o seu tipo de pele. Pode ser montado um cronograma de procedimentos, visando melhorar a qualidade da pele da noiva começando, por exemplo, com um laser para atuar sobre o aspecto de poros abertos e melhorar a textura.

Uma opção é um laser de comprimento de onda 1927nm o qual pode ser repetido com intervalos curtos se for necessário. Após o procedimento, a paciente geralmente apresenta apenas uma discreta vermelhidão na pele por algumas horas e uma sensação um pouco áspera no rosto que dura aproximadamente 2 dias, alterações que são facilmente encobertas por maquiagem.
Sequencialmente, pode ser indicada a realização de procedimentos que visem a suavização das linhas de expressão, e que eliminem manchas e sardas, sempre tendo em vista a indicação médica de cada paciente.

Uma boa opção de tratamento é o uso de um laser de CO2 moderno, que hoje em dia são bastante diferentes dos primeiros lasers dessa geração que surgiram no mercado: não há mais aquela ação tão intensa na pele de modo que a paciente fique vários dias sem sair de casa. Com as novas máquinas, o desconforto pós-procedimento é muito menor e com recuperação em poucos dias.

Havendo indicação para a retirada de manchas ou melasma, o que há de mais novo e moderno no mercado são os lasers com tecnologia de picossegundos. Para uma pele de coloração homogênea, é uma opção é usar o laser Q-swiched de 1064 nm que pode ser feito em sessões periódicas até o casamento. É válido lembrar que apesar da indicação formal desses lasers ser para a retirada de pigmentos, ambos contribuem para a melhoria do aspecto da pele como um todo.

Quando a grande data já estiver se aproximando, os cuidados com a parte mais superficial da pele são aqueles que devem receber maior atenção. Há aparelhos especializados nessa função que promovem uma pequena esfoliação e peeling da pele, assim como a hidratam e fornecem antioxidantes para melhora do brilho.

Um destes dispositivos, bastante reconhecido pelos dermatologistas, apresenta diferentes mesclas que são colocadas em contato com a pele através de um aplicador e assim promovem exfoliação, sucção de debris cutâneos e hidratação, além de fornecer peptídeos que uniformizam a pele. Converse com seu dermatologista sobre essas tecnologias!

Para finalizar pode ser feito um laser de 1064nm de pulso ultrarrápido que, além de atenuar o aspecto dos poros abertos, deixa a pele com um toque suave.

Com planejamento bem estruturado e um cuidado diário da pele, que deve ser acompanhado por consultas periódicas ao dermatologista, a pele da noiva não só estará mais homogênea como também estará preparada para receber a maquiagem no dia do casamento, com melhora do brilho e textura, para estar preparada para esse dia tão importante.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho