O que causa verrugas e "olho de peixe"? Como tratar esses problemas?

Crédito: iStock
Você já teve uma verruga? E "olho de peixe"? Verrugas e "olhos de peixe" são causadas por infecções virais ocasionadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) nas camadas mais superficiais da pele ou das mucosas. O que difere uma da outra é a forma como se desenvolvem.
A verruga é uma lesão que se projeta para fora da pele, originando inicialmente pequenas lesões ásperas, cuja superfície em alguns casos assemelha-se ao de uma couve-flor. Já o "olho de peixe" é a lesão que se desenvolve na planta dos pés com pequenos pontos escuros ao centro, o que dá a aparência de um "olho", por isso a denominação popular desse tipo de verruga.
Na maioria dos casos, as verrugas são assintomáticas, porém, o "olho de peixe" pode ocasionar dor ao pressionar o local ou ao pisar durante a caminhada. A transmissão acontece por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados com o vírus, por meio de pequenos ferimentos na pele. Também pode ocorrer em pessoas com predisposição genética ou com imunidade comprometida. Apesar de a infecção ocorrer em qualquer idade, o pico de incidência se dá entre os 12 e 16 anos.
As verrugas podem desaparecer espontaneamente, dentro de meses, ou persistir por anos. Crianças, geralmente, se curam sem necessidade de medicação, para ambos os tipos de verruga, entretanto, por causa do risco de disseminação do vírus para outras pessoas e o surgimento de novas lesões no próprio indivíduo pela autocontaminação, seu tratamento é recomendado.
As opções terapêuticas dependem da forma de apresentação da verruga e incluem medicamentos tópicos à base de ácidos (indicados por um dermatologista) e/ou prescrição de substâncias imunomoduladoras, retirada com nitrogênio líquido, ou retirada com lasers, muito utilizados como adjuvantes nos tratamentos atualmente.
Para um diagnóstico e tratamento corretos, consulte sempre seu dermatologista!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.