Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Pós-parto, menopausa... Saiba como alterações hormonais afetam seus cabelos

Adriana Vilarinho

12/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Os hormônios são mensageiros químicos que regulam as atividades e o metabolismo de diversos órgãos e tecidos. A queda de cabelo pode estar diretamente associada a diversas alterações hormonais, como as apresentadas a seguir:

Pós-parto Durante a gravidez há aumento de hormônios como a progesterona e o estrogênio – que estimulam os fios a permanecerem na fase de crescimento e os cabelos ficam mais cheios, brilhantes e bonitos. Porém, após o parto a queda hormonal leva à uma alteração no ciclo capilar que resulta em queda acentuada dos fios.

Distúrbios na produção do hormônio tireoidiano Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo afetam o metabolismo celular e causam queda dos cabelos – chamada de eflúvio telógeno. Quando há queda aumentada dos fios, além do exame clínico é necessário a realização de exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.

Pós-menopausa Com a queda dos hormônios femininos nessa fase, ocorre aumento da queda, afinamento e mudança na textura dos fios.

Alopecia androgenética A ação dos hormônios masculinos, em especial a DHT (dihidrotestosterona) causa a queda, afinamento e miniaturização dos fios de forma progressiva. Homens e mulheres podem ser acometidos por esse tipo de calvície. O aumento dos hormônios masculinos também está presente na síndrome do ovário policístico que além da alopecia androgenética causa acne, aumento da oleosidade na pele e de pelos no corpo. A alopecia androgenética é uma forma de calvície geneticamente determinada que acomete tanto homens quanto as mulheres. O quadro se inicia na adolescência quando o estímulo hormonal faz os cabelos diminuírem e afinarem a cada ciclo.

Quer saber mais? Converse com seu dermatologista.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho