Pós-parto, menopausa... Saiba como alterações hormonais afetam seus cabelos
Os hormônios são mensageiros químicos que regulam as atividades e o metabolismo de diversos órgãos e tecidos. A queda de cabelo pode estar diretamente associada a diversas alterações hormonais, como as apresentadas a seguir:
Pós-parto Durante a gravidez há aumento de hormônios como a progesterona e o estrogênio – que estimulam os fios a permanecerem na fase de crescimento e os cabelos ficam mais cheios, brilhantes e bonitos. Porém, após o parto a queda hormonal leva à uma alteração no ciclo capilar que resulta em queda acentuada dos fios.
Distúrbios na produção do hormônio tireoidiano Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo afetam o metabolismo celular e causam queda dos cabelos – chamada de eflúvio telógeno. Quando há queda aumentada dos fios, além do exame clínico é necessário a realização de exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.
Pós-menopausa Com a queda dos hormônios femininos nessa fase, ocorre aumento da queda, afinamento e mudança na textura dos fios.
Alopecia androgenética A ação dos hormônios masculinos, em especial a DHT (dihidrotestosterona) causa a queda, afinamento e miniaturização dos fios de forma progressiva. Homens e mulheres podem ser acometidos por esse tipo de calvície. O aumento dos hormônios masculinos também está presente na síndrome do ovário policístico que além da alopecia androgenética causa acne, aumento da oleosidade na pele e de pelos no corpo. A alopecia androgenética é uma forma de calvície geneticamente determinada que acomete tanto homens quanto as mulheres. O quadro se inicia na adolescência quando o estímulo hormonal faz os cabelos diminuírem e afinarem a cada ciclo.
Quer saber mais? Converse com seu dermatologista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.