Topo
Blog da Adriana Vilarinho

Blog da Adriana Vilarinho

Histórico

S.O.S. verão: quais as recomendações para a pele e cabelos?

Adriana Vilarinho

2028-01-20T19:04:00

28/01/2019 04h00

Com a exposição solar, água salgada, areia e piscinas tratadas com cloro nosso cabelo no verão fica muitas vezes danificado, armado e sem brilho. Isso significa que antes de tentar manter no cabelo ondas saudáveis é preciso hidratar e revitalizá-lo, se quisermos ter o resultado desejado.

Recomendamos começar aplicando uma máscara capilar ao menos uma vez por semana – cabelos muito danificados vão precisar de duas a três vezes mais –,dando preferência aos produtos contendo óleos essenciais, glicerina ou manteiga vegetal, conforme a orientação de seu Dermatologista.

Troque seu shampoo e condicionador de uso regular por opções hidratantes e prefira aqueles que contenham filtro solar na fórmula, pois mesmo enxaguando o produto, o cabelo fica mais protegido do sol nas próximas 24 horas.

Outra recomendação é finalizar o tratamento com um óleo capilar ou sérum diretamente nas pontas ou misturado ao seu leave in de escolha – as cutículas abertas do cabelo agradecem.

A proteção solar também é fundamental para o rosto e todo o corpo, já que os raios UV são responsáveis por estimular a produção de radicais livres nos queratinócitos, que são as principais células da pele. Mas o que podemos fazer para evitar que isso aconteça além de seguir aquele velho mantra dos Dermatologistas: "Use filtro solar!" ?

O uso de produtos tópicos com fatores antioxidantes colabora no combate da ação dessas moléculas danosas – os radicais livres –atuando assim na prevenção do envelhecimento da pele e na formação de rugas. Uma série de componentes presentes em diversos tipos de produtos disponíveis no mercado já são usados com esse propósito: a coenzima Q10, o resveratrol e o ácido ferúlico, sendo a vitamina C um dos mais utilizados atualmente.

Com a orientação do Dermatologista para o uso dos produtos indicados para seu fototipo e direcionados para a recuperação de sua pele do rosto e cabelos será possível atenuar os efeitos danosos do verão e assim manter-se mais saudável para aproveitar essa estação.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.