menu

Topo
Blog da Adriana Vilarinho

Blog da Adriana Vilarinho

Histórico

Água termal: quando e por que usar? Confira os benefícios

Adriana Vilarinho

2014-01-20T19:04:00

14/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Você sabe o que é e para que serve a água termal? É um produto que tem caído cada vez mais no gosto dos pacientes. Ela é originária de fontes termais e possui um pH neutro ou alcalino, ao contrário da água que consumimos, que tem um pH ácido. Por definição, ela também possui uma concentração maior de minerais e oligoelementos do que a água de consumo comum, como zinco, manganês, sódio, magnésio e boro, e não é tratada quimicamente.

A água termal pode ser usada em todos os tipos de pele e também nos cabelos. Ela ajuda na reposição dos nutrientes que nossa pele perde no dia a dia e também é uma grande aliada para melhorar os estados inflamatórios da pele, além de auxiliar na hidratação capilar.

Entre os principais benefícios do seu uso posso listar:

1) Função antioxidante — combate radicais livres;

2) Limpa e acalma a pele, aliviando irritações em pessoas com pele muito sensível/avermelhada e em casos de coceira ou outras irritações;

3) Alivia o incômodo pós-barba, pós-depilação e pós-procedimentos dermatológicos (lasers e peelings);

4) Alivia ardor em queimaduras solares e pode ser usada durante exercícios físicos para amenizar o calor e manter a pele fresca;

5) Possui ação hidratante para pele e pode ser até utilizada em voos longos e viagens ou para promover um frescor no dia a dia em pessoas que ficam em ambientes fechados com ar- condicionado.

Portanto, não faltam motivos para abusar do seu uso, principalmente nesse verão! Existem várias opções disponíveis no mercado: procure seu Dermatologista para recomendar a melhor opção para a sua pele e aproveite!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.