Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Deficiência de vitamina D pode facilitar queda de cabelo

Adriana Vilarinho

17/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Você sabe qual a relação da vitamina D com a queda de cabelo? Esse composto é, na verdade, um hormônio, cuja função primordial é a regulação do cálcio no nosso corpo. No entanto, hoje já se sabe que ele também influencia no organismo de diversas formas. Uma das suas ações importantes, por exemplo, é na modulação da nossa imunidade.

Há receptores de vitamina D em variadas células, inclusive nas que mantêm a integridade do folículo piloso (cavidade de onde sai o pelo). A vitamina D, portanto, tem ação na estrutura do fio e no ciclo de crescimento do pelo. Por isso, muitos estudos são realizados em todo o mundo para comprovar a relação entre esse composto e as diferentes doenças dos cabelos.

Na alopecia areata (doença autoimune que causa placas lisas, sem cabelo, no couro cabeludo), estudos sugerem que níveis baixos de vitamina D podem agravar o quadro e levar à uma queda mais acentuada.

Nos quadros de eflúvio (queda de cabelo), uma das principais causas é justamente a deficiência nutricional. Por isso, na investigação desses pacientes, a avaliação dos níveis de vitamina D é sempre realizada. Níveis muito baixos ou muito elevados podem piorar a queda de cabelo ou retardar a sua melhora.

No entanto, é fundamental o acompanhamento médico para escolha da forma de reposição, quando indicado. Produtos como xampus com essa substância não possuem comprovação científica, pois sua absorção seria mínima. Quando houver deficiência, seu médico poderá fazer a reposição com comprimidos para uso oral, diariamente ou semanalmente.

Procure seu dermatologista e especialistas no assunto.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho