Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Usar sempre o mesmo antitranspirante pode causar alergia?

Adriana Vilarinho

01/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Você alguma vez já teve irritação e coceira nas axilas após usar um antitranspirante por muito tempo, e o problema passou ao trocar a marca do produto? Isso realmente pode acontecer e não são raras as queixas de sensibilidade ou do surgimento de erupções após aplicação de certos desodorantes, mas o que causa essa reação?

As axilas são áreas sensíveis do nosso corpo que merecem atenção. Muitas substâncias presentes nos antitranspirantes têm como objetivo fechar os ductos das glândulas sudoríparas e impedir que o suor seja excretado. Esse bloqueio gera, muitas vezes, desconforto, pequenas pápulas e sensação de coceira.

Outro motivo de reação ao desodorante é o perfume adicionado a esses produtos: eles podem facilitar o aparecimento de alergias e irritações.

Há também os produtos que são formulados com altas taxas de álcool, visando eliminar as bactérias responsáveis pelo mau odor. O álcool desidrata a pele e muitas vezes prejudica sua função de barreira. Por isso, pode contribuir também para a alergia nas axilas.

Todos esses incômodos que as substâncias presentes nos antitranspirantes podem provocar ainda tende a muitas vezes serem potencializas pelo fato de as axilas serem uma área de dobra, onde há grande contato e atrito na pele.

Como as reações aos antitranspirantes dependem dos componentes em sua fórmula, mudar de produto quando um desconforto aparecer pode até minimizar o problema, caso a nova opção não tenha as mesmas substâncias que geraram a irritação ou alergia. O ideal é procurar seu dermatologista para saber qual o melhor tipo de desodorante para você.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho