Usar sempre o mesmo antitranspirante pode causar alergia?

Crédito: iStock
Você alguma vez já teve irritação e coceira nas axilas após usar um antitranspirante por muito tempo, e o problema passou ao trocar a marca do produto? Isso realmente pode acontecer e não são raras as queixas de sensibilidade ou do surgimento de erupções após aplicação de certos desodorantes, mas o que causa essa reação?
As axilas são áreas sensíveis do nosso corpo que merecem atenção. Muitas substâncias presentes nos antitranspirantes têm como objetivo fechar os ductos das glândulas sudoríparas e impedir que o suor seja excretado. Esse bloqueio gera, muitas vezes, desconforto, pequenas pápulas e sensação de coceira.
Outro motivo de reação ao desodorante é o perfume adicionado a esses produtos: eles podem facilitar o aparecimento de alergias e irritações.
Há também os produtos que são formulados com altas taxas de álcool, visando eliminar as bactérias responsáveis pelo mau odor. O álcool desidrata a pele e muitas vezes prejudica sua função de barreira. Por isso, pode contribuir também para a alergia nas axilas.
Todos esses incômodos que as substâncias presentes nos antitranspirantes podem provocar ainda tende a muitas vezes serem potencializas pelo fato de as axilas serem uma área de dobra, onde há grande contato e atrito na pele.
Como as reações aos antitranspirantes dependem dos componentes em sua fórmula, mudar de produto quando um desconforto aparecer pode até minimizar o problema, caso a nova opção não tenha as mesmas substâncias que geraram a irritação ou alergia. O ideal é procurar seu dermatologista para saber qual o melhor tipo de desodorante para você.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.