Como minimizar e tratar a queda capilar
A queda de cabelo afeta tanto as mulheres quantos os homens. Ela pode ser causada por diversos fatores, mas os mais comuns são a genética –se alguém da sua família tem o problema, aumentam as chances de você sofre com ele — e a baixa imunidade. Estresse, oleosidade do couro cabeludo, deficiências nutricionais e alterações hormonais também reforçam seu aparecimento.
Os fios de cabelos são responsáveis, entre outras coisas, pela proteção contra a radiação solar e diminuição do atrito com a pele. Na maioria dos casos, cada pessoa possui em torno de 100 mil fios de cabelo. Desses, são esperados que caiam entre 100 a 200 por dia –mas essa quantidade pode variar muito de pessoa por pessoa.
A queda de cabelo não tem idade específica para começar a acontecer. Como ela depende de vários fatores, a principal orientação é buscar ajuda de um especialista ao perceber o problema –que pode ser identificado por um maior número de fios no travesseiro ao acordar, na escova de cabelo ou no ralo do banheiro, por exemplo.
Algumas dicas para amenizar a perda capilar:
- Opte por usar xampus anti-queda regularmente, de preferência recomendado pelo seu dermatologista;
- Controle o estresse: procure fazer atividades que relaxam e trazem sensação de bem-estar, como praticar esportes, meditar, ler um livro, ter um hobby;
- Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes, para evitar déficits nutricionais.
Se perceber uma queda de cabelo excessiva, não hesite em consultar seu dermatologista. Somente um profissional especialista em tricologia poderá recomendar produtos, medicamentos e procedimentos para cada caso.
Há tratamentos de estimulação, feitos com laser, que ajudam a minimizar o problema. Para casos mais graves e com indicação de um dermatologista, já existem opções de cirurgias para transplante e implante capilar.
Portanto, para qualquer queixa capilar, procure seu dermatologista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.