menu

Topo
Blog da Adriana Vilarinho

Blog da Adriana Vilarinho

Histórico

Pessoas com Diabetes precisam ter cuidado redobrado com a pele; veja dicas

Adriana Vilarinho

18/06/2018 04h10

 

Quando os níveis de glicose (açúcar) no sangue são elevados, podem ocorrer danos na pele. A boa notícia é que, com cuidados específicos e um bom acompanhamento médico, os diabéticos podem ter uma pele saudável e bonita.

Neste post, coloco algumas orientações sobre como prevenir-se do ressecamento e de infecções cutâneas.

PELE RESSECADA

Esse ressecamento ocorre com muita frequência nos diabéticos, pois quando o nível de glicose sanguíneo fica elevado, o corpo reage tentando eliminar o excesso de açúcar através da urina. E quanto mais vezes a pessoa vai ao banheiro, mais líquido ela perde, o que leva à desidratação e causa –entre outros sintomas– o ressecamento da pele.

Ao perder a umidade, a cútis fica sujeita a irritações que, em casos mais graves, podem evoluir para lesões descamativas avermelhadas e muitas vezes rachaduras, que são pontos suscetíveis à bactérias e que podem causar infecções.

COMO PREVENIR

Para evitar esse ressecamento, é aconselhável aos diabéticos terem cuidados com o inverno rigoroso, atenção com os sistemas de aquecimento que retiram a umidade dos ambientes, evitar exposição a ventos frios e banhos muitos quentes.

Além destas recomendações, utilize apenas sabonetes e shampoos neutros, bem como um bom hidratante corporal, de preferência indicado pelo médico dermatologista. Fora isso, nunca esquecer de manter o corpo hidratado por dentro, bebendo bastante água.

INFECÇÕES CUTÂNEAS 

Ocorrem com mais frequência nos diabéticos, pois eles são mais vulneráveis à bactérias e fungos. No entanto, dá para prevenir mantendo a pele limpa, seca e bem hidratada.

Também é fundamental observar cuidadosamente toda a cútis e ficar atento ao surgimento de qualquer anormalidade, sendo importante sempre consultar o médico endocrinologista e também o dermatologista.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.