Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Como cuidar bem da pele e evitar estrias na gravidez

Adriana Vilarinho

12/05/2018 04h00

Crédito: iStock

A gestação é uma fase muito especial na vida da mulher, e que geralmente proporciona alguns benefícios a sua beleza, como pele viçosa e seios mais túrgidos. Mas, apesar disso, a futura mamãe precisa aprender a cuidar da pele do corpo e do rosto durante esse período. Seguem aqui algumas recomendações para esse momento tão importante.

  • Cuidados com o rosto

As grávidas tendem a ter a pele mais viçosa devido ao aumento do fluxo sanguíneo. Já as mudanças hormonais fazem com que as glândulas sebáceas tenham maior produção nessa fase, motivo pelo qual muitas vezes manifesta-se ou existe uma piora no quadro de acne, principalmente no início da gestação. A pele das mulheres grávidas também é mais susceptível a mudanças hormonais, o que pode levar ao surgimento de melasma.

Um dos principais cuidados nessa fase é o uso de protetores solares diariamente (pelo menos com fator de proteção 30). Seu dermatologista deverá indicar o produto mais adequado para o seu tipo de pele.

Na gravidez o uso de alguns ingredientes deve ser evitado, como o ácido retinoico e seus derivados, ácido salicílico em concentrações elevadas, hidroquinona, uréia acima de 3% e formol. Eles podem ser substituídos por outras substâncias que são seguras, tais como o ácido azelaico, ácido glicólico, nicotinamida, entre outros.

Alguns procedimentos também podem ser feitos na gestação, como a limpeza de pele.

  • Cuidados com as pernas

Além do inchaço, a piora ou aparecimento de varizes são as queixas mais comuns. Assim, evite o ganho excessivo de peso, não permaneça longos períodos em pé ou sentada, procure ter um período de repouso noturno de pelo menos oito horas e faça exercícios físicos como natação e hidroginástica, desde que autorizados pelo obstetra.

Recomenda-se ainda o uso meias de compressão e o acompanhamento médico de um Cirurgião Vascular, indicado no caso das gestantes que já têm varizes.

Conforme autorização do obstetra, massagens, como drenagem linfática, podem entrar em cena. Elas ajudam a diminuir o inchaço e podem melhorar a circulação.

  • Cuidados na prevenção de estrias

A recomendação mais importante é nunca descuidar da hidratação! Não relaxe, pois sem ela a pele da região da barriga, seios e quadril ficam altamente sujeitos as temidas linhas, devido ao estiramento excessivo da pele que ocorre na gravidez. Apesar de o terceiro trimestre ser o mais crítico, os cuidados devem estar presentes desde o início. São fatores de risco para estrias mulheres que já apresentem elas antes da gravidez, ou gravidez de gêmeos.

O uso de alguns óleos misturados ao hidratante são uma boa recomendação para otimizar essa hidratação. Converse com o seu dermatologista para saber qual a melhor opção para o seu caso e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre saúde da pele e gravidez, pessoalmente, com ele.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho