Páscoa chegando e sempre vem junto a dúvida: chocolate causa acne?
Com a proximidade da Páscoa vem à tona uma antiga pergunta: comer chocolate ocasiona ou piora a acne?
A resposta é: depende…
O cacau, matéria-prima do chocolate, não é o grande vilão. Ou seja, seu consumo não é responsável pelo surgimento de espinhas.
O aparecimento (ou agravamento) do problema está relacionado com a ingestão de alimentos que possuem alto índice glicêmico. Isso é, ricos em carboidratos de rápida absorção, como o açúcar. Eles desencadeiam alterações hormonais no organismo, que estão envolvidas no surgimento ou piora da acne.
Comer muita gordura –presente no leite, por exemplo — também pode agravar as espinhas. Se ingerido em excesso, o nutriente aumenta a produção de sebo na pele e ainda ocasiona uma resposta inflamatória do organismo –o que resulta no surgimento de acne.
O chocolate ao leite e o chocolate branco, por possuírem grande quantidade de leite e açúcares, são os mais envolvidos no aparecimento de lesões na pele.
Já o chocolate amargo, rico em cacau, geralmente não gera esse processo. Inclusive, ele possui muitos flavonoides, que são potentes antioxidantes e têm papel importante no combate aos radicais livres no organismo.
Dessa forma, chocolates mais amargos, com alto teor de cacau (acima de 70%), além de não fazerem mal à pele, também são bons para a saúde –no geral.
Portanto, não é todo chocolate que predispõe ao surgimento da acne.
E então, já escolheu o seu para essa Páscoa? Ainda tem dúvidas? Converse mais com seu dermatologista e Feliz Páscoa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.