Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

4 cuidados para o seu cabelo continuar lindo no verão

Adriana Vilarinho

12/02/2018 04h00

Crédito: iStock

No verão os cabelos também sofrem com a maior exposição ao sol, mar e piscina e podem tornar-se mais ressecados, porosos e quebradiços.

Algumas medidas simples podem ajudar a manter a saúde dos fios.

PROTEÇÃO SOLAR

Da mesma forma que a pele, os fios precisam de produtos que contenham proteção contra os raios UV. Existem no mercado produtos específicos para o verão como shampoo, condicionador, máscara e leave-in com filtro UV. Além disso, a proteção física com o uso de chapéus também é importante durante a exposição solar.

HIDRATAÇÃO

Fazer máscaras de hidratação semanais deixam os cabelos mais resistentes às agressões desse período. O ideal é já iniciar esse cuidado cerca de 1 mês antes de viajar e manter após o retorno.

LIMPEZA

Manter o couro cabeludo sempre limpo e com lavagens frequentes – já que é um período que o couro cabeludo fica mais oleoso e suado. No retorno, o uso de um shampoo antirresíduos também auxilia a manter os fios saudáveis e livre de impurezas.

LEAVE-IN

O uso de leave-in com proteção UV é fundamental para ser reaplicado ao longo do dia e para proteger os fios do contato com a água do mar ou piscina.

Primeiramente deve-se molhar os fios com água do chuveiro e aplicar o produto leave- in antes de entrar no mar ou na piscina. O mesmo processo deve ser realizado logo após sair da água.

Essa medida inclusive é fundamental para evitar que as loiras – que tem os fios mais porosos e claros – fiquem com o cabelo esverdeado com a água das piscinas.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho