Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Como manter a pele bem hidratada no verão?

Adriana Vilarinho

22/01/2018 04h00

Como manter a pele bem hidratada no verão

Crédito: iStock

Chegou a época mais quente do ano, o verão! Tempo de férias, de praia, de calor, de muitas atividades ao ar livre!

Nesse período, você não pode descuidar da sua saúde e da sua pele. Afinal, com as temperaturas mais altas e com maior exposição solar aumentam os riscos também! Existe uma maior propensão à desidratação, à queimaduras e ao surgimento de manchas!

A pele é o maior órgão do nosso corpo e funciona como uma barreira de proteção! Se essa barreira cutânea está desidratada, começa a apresentar eczemas, fissuras e perda de continuidade, propiciando contaminação e perdendo a sua função inicial.

Vamos falar um pouco sobre o que pode ser feito para aproveitar bem o verão e manter a pele hidratada e saudável.

Os banhos devem ser frios ou mornos. Banhos quentes não combinam com o verão e ressecam bastante a pele. O sabonete não deve ser usado em excesso e o tipo adequado para a sua pele pode ser indicado pelo seu dermatologista.

Exposição solar aumentada, água salgada do mar, cloro da piscina, vento, todos esses fatores causam ressecamento cutâneo. O seu dermatologista pode recomendar hidratantes adequados, que tenham alto poder de hidratação sem deixar a pele muito "pesada" nessa época de temperaturas mais altas. Existem muitas opções em loção ou em spray, para maior praticidade. Essa hidratação deve ser feita preferencialmente nos primeiros minutos após o banho, período em que há maior absorção do hidratante. Se você quer manter a pele saudável e bonita, hidratá-la deve se tornar um hábito diário e constante!

A hidratação deve ser de dentro para fora também. A alimentação influencia bastante na qualidade da pele. Durante o verão, é recomendado aumentar a ingesta de líquidos: água, sucos de frutas, água de coco. Tentar fazer uma dieta balanceada, com frutas e legumes com alto teor de água e fibras. Isso também ajuda na qualidade da pele.

 

Quando for ficar exposto ao sol, na praia ou na piscina, não se esqueça de tomar um banho de ducha com água doce, para retirar o cloro ou sal marinho da pele e dos cabelos.

Uma dica para ajudar a hidratar e acalmar a pele do rosto é a água termal, que pode ser borrifada várias vezes ao dia (se deixar na geladeira, essa aplicação se torna ainda mais refrescante).

Fundamental no verão também é sempre usar protetor solar, tanto no rosto como no corpo: não podemos esquecer!

Para mais informações sobre o tema, consulte sempre o seu dermatologista.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho