Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Homem também se cuida: veja o que fazer para manter a pele saudável

Adriana Vilarinho

12/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Você sabia que a pele masculina é cerca de 25% mais espessa do que a da mulher e a densidade de colágeno é maior em todas as faixas etárias?

Isso mesmo, a pele do homem possui características únicas e precisa de cuidados específicos. Além disso, tem textura mais áspera, devido aos pelos terminais (grossos e pigmentados) que cobrem a maior parte do corpo.

Os homens têm maior número de glândulas sebáceas no rosto e grande sensibilidade à testosterona, hormônio que influencia o funcionamento dessas glândulas. A produção de sebo nos homens é, em média, duas vezes maior do que nas mulheres e, por isso, ocorre o excesso de oleosidade, com maior propensão à poros dilatados, cravos e acne.

Mas é possível manter a pele saudável com uma rotina de cuidados faciais diários. Veja algumas recomendações:

Mantenha a pele limpa!

Geralmente a pele do rosto é mais oleosa do que o restante do corpo, por isso, é importante usar produtos adequados para cada região. A pele do rosto deve ser limpa de manhã e à noite, de preferência com água morna, que ajuda a abrir os poros intensificando a limpeza. No caso das peles normais a oleosas, que brilham muito e têm poros abertos, o ideal são os sabonetes líquidos que ajudem a combater a oleosidade, com ingredientes como o ácido salicílico. Deve-se evitar uso de água muito quente, que pode gerar um aumento rebote da oleosidade. Já para quem tem a pele do rosto mais seca e/ou com sensibilidade e dermatites frequentes, deve dar preferência à sabonetes líquidos ou espumas de limpezas com substâncias calmantes e fórmulas mais suaves.

 Esfolie

A esfoliação remove o acúmulo de impurezas e células mortas, ajudando a melhorar a textura da pele, desobstruir poros e remover pelos encravados. É mais indicada para homens com pele mais oleosa e cravos na "zona T", e deve ser realizada pelo menos uma vez por semana.

Tonificar é o terceiro passo!

Pode até parecer trabalhoso ter que aplicar uma loção tônica com algodão por todo o rosto, mas é mais fácil do que parece, principalmente depois que vira rotina. A loção tônica/adstringente também ajuda a eliminar as impurezas da pele, além de suavizar, refrescar e auxiliar no controle da oleosidade.

Para homens com pele mais ressecada e sensível, é recomendado o uso de água termal, que possui propriedades calmantes e hidratantes para a pele.

Chegou a vez de hidratar!

A hidratação promove maior resistência contra as agressões externas (vento, poluição). Os produtos podem conter, ainda, ativos antioxidantes como a vitamina C. Para peles oleosas, o ideal são hidratantes com efeito matificante, que fecham os poros e controlam as atividades das glândulas sebáceas.

 Por fim, proteção!

O correto é usar o protetor solar diariamente, inclusive nos dias nublados. Prefira filtros com ampla proteção solar anti UVA e UVB, evitando, assim, queimaduras solares e envelhecimento precoce da pele. No caso de homens com pele oleosa e com tendência à acne, existem os protetores não-comedogênicos (que previnem a acne), com fórmula oil-free, que podem ser indicados por um dermatologista, de acordo com a necessidade individual do paciente.

E a barba?

A barba é uma proteção contra a radiação ultravioleta, homens com envelhecimento causado pelo sol, em geral, não têm tantas rugas quanto as mulheres. Nos dias em que se barbear é necessário, evite sabonete e opte por creme de barbear, que facilita o deslizamento da lâmina. Após, é recomendado o uso de bálsamo pós-barba com ação antisséptica, cicatrizante e calmante, como também de loções anti-inflamatórias.

Em caso de irritações frequentes e foliculite, consulte um dermatologista.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho