Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

De avião ou de carro, viagens sempre pedem alguns cuidados com a pele

Adriana Vilarinho

08/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Com a chegada das férias de julho, os passeios em família são uma grande diversão. Mas, seja nas viagens aéreas, seja de carro, seja em um cruzeiro, a pele merece cuidados para se manter saudável.

Viagens de longa duração podem afetar diretamente a pele, lábios e olhos, devido à baixa umidade e à presença constante do ar condicionado, que deixam o ar demasiadamente seco, causando o ressecamento. Adotar algumas recomendações e medidas simples desde a véspera da viagem, ajudam a evitar alguns desconfortos.

Antes de viajar prepare a pele e faça uso de uma máscara hidratante e, logo em seguida, aplique um creme ou sérum. Não esqueça de incluir na sua mala de mão, hidratantes faciais, colírio lubrificante e balm labial, que possam ser utilizados com facilidade.

Evite usar (muita) maquiagem durante as viagens e, caso seja possível, busque por produtos que contenham fator de proteção solar em sua fórmula. Antes de se deitar, é necessário retirar a maquiagem com solução demaquilante apropriada ao seu tipo de pele. Tonificar e hidratar também é importante para manter a integridade da cútis, principalmente pós-sol.

Reforce o hidratante facial e, se possível, borrife água termal segundos antes de reaplicar o hidratante. Por ser rica em minerais, a água termal é ótima aliada. Os lábios não podem ser esquecidos. É recomendado o uso de balms, reaplicando com frequência, mas em pouca quantidade.

Seja qual for o passeio, é preciso aumentar o consumo de água e evitar bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína, pois aceleram o processo de desidratação. E, na dúvida de qual dermocosmético é apropriado à sua pele, consulte seu dermatologista.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho