Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Cuidados que a mulher deve ter com a pele durante a gestação

Adriana Vilarinho

06/05/2019 04h00

Crédito: iStock

A gravidez é algo especial na vida da mulher, mas também vem acompanhada de muitas dúvidas ou incertezas. Grande parte das gestantes apresenta mudanças importantes na pele, devido às alterações hormonais e desconhecem quais dermocosméticos podem ser administrados nesse período.

É fundamental consultar um dermatologista logo nos primeiros momentos da grande descoberta, já que o corpo mudará ao longo dos próximos meses e precisa ser examinado por completo para avaliar como estão os sinais hormonais.

Com o estímulo hormonal, há tendência ao escurecimento da pele (principalmente aréolas mamárias) e das pintas pelo corpo, que podem, inclusive, sofrer transformações. Além disso, há ainda a possibilidade do surgimento de melasma, que nesse caso, pode ser tratado ainda durante a gestação com produtos clareadores prescritos pelo dermatologista e específicos para a fase gestacional.

Já no primeiro trimestre, é frequente notar aumento de oleosidade da pele e do cabelo, além do aumento da acne (algumas vezes é o primeiro sinal "diferente" que a mulher percebe). Nesse caso, limpezas de pele com produtos sem ácidos podem ser realizados sem risco. Para os cabelos, shampoos para controle de oleosidade e loções capilares podem ser receitados.

 Mesmo que a gestante não apresente qualquer alteração mais intensa, uma coisa é certa: abdômen, seios e quadril irão aumentar e a pele irá distender bastante. Por isso, para evitar as temidas estrias, é preciso a orientação de um médico especialista.

A prevenção é o melhor caminho para manter a pele saudável por toda a vida. Usar o filtro ou protetor solar sempre será uma das principais indicações do dermatologista, que orientará sobre os produtos mais adequados para seu tipo de pele e fase gestacional.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho