Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Quatro cuidados básicos para que a maquiagem não prejudique sua pele

Adriana Vilarinho

04/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Para as mulheres que gostam de se maquiar, a maquiagem pode colaborar para realçar áreas da face, bem como camuflar pequenas imperfeições, atuando assim na melhora da autoestima.

Mas para usufruir das maquiagens da melhor forma é extremamente importante atenção para alguns detalhes quando o assunto é a nossa pele. E esses cuidados vão além da escolha correta do tipo de maquiagem. Entenda!

Mantenha a higiene

Os utensílios utilizados para maquiagem, como pincéis e esponjas,  requerem um cuidado todo especial, e isso inclui a lavagem e a higienização correta e frequente destes objetos.

Por mais inofensivos que pareçam ser, os pincéis sujos acumulam resíduos, impurezas, bactérias e até mesmo fungos que são extremamente prejudiciais à saúde da pele. Como consequência, podem surgir acne, foliculite, herpes e conjuntivite, por exemplo, nos pacientes.

Sendo assim, a limpeza das cerdas e esponjas torna-se imprescindível para garantir a saúde e a vitalidade da pele.

Evite compartilhar

Você divide sua maquiagem com as amigas? Melhor não fazer isso. É grande o risco de contaminação ao usar pincéis, esponjas, batons, lápis de olho ou de boca, delineadores e rímel, e você pode adquirir doenças como blefarite, conjuntivite, herpes e verrugas, que são facilmente transmissíveis.

Retire a maquiagem no fim do dia

Durante o dia acumulamos muitos resíduos na pele. Além da maquiagem, há o protetor solar, cremes e poluentes  que agem com oxidantes quando ficam muito tempo na pele. É no período noturno que a pele absorve melhor os nutrientes, mas para que isso possa ocorrer de maneira saudável, ela precisa estar limpa, higienizadas e longe de quaisquer tipos de impurezas. Caso contrário, o surgimento de acne, alergias, ressecamento e o envelhecimento precoce são alguns danos sofridos pela cútis.

Escolha o produto certo

Antes de mais nada, é importante saber qual o seu tipo de pele e assim usar maquiagens e produtos específicos. Para peles oleosas, o ideal é usar produtos oil-free e não comedogênicos. Já a pele seca se beneficia de produtos mais cremosos, que irão manter a hidratação por um período de tempo mais prolongado

Você usa maquiagem com muita frequência?  Então procure seu dermatologista para saber mais sobre como usar esses produtos corretamente .

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho