Topo

O que causa verrugas e "olho de peixe"? Como tratar esses problemas?

Adriana Vilarinho

15/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Você já teve uma verruga? E "olho de peixe"? Verrugas e "olhos de peixe" são causadas por infecções virais ocasionadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) nas camadas mais superficiais da pele ou das mucosas. O que difere uma da outra é a forma como se desenvolvem.

A verruga é uma lesão que se projeta para fora da pele, originando inicialmente pequenas lesões ásperas, cuja superfície em alguns casos assemelha-se ao de uma couve-flor. Já o "olho de peixe" é a lesão que se desenvolve na planta dos pés com pequenos pontos escuros ao centro, o que dá a aparência de um "olho", por isso a denominação popular desse tipo de verruga.

Na maioria dos casos, as verrugas são assintomáticas, porém, o "olho de peixe" pode ocasionar dor ao pressionar o local ou ao pisar durante a caminhada. A transmissão acontece por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados com o vírus, por meio de pequenos ferimentos na pele. Também pode ocorrer em pessoas com predisposição genética ou com imunidade comprometida. Apesar de a infecção ocorrer em qualquer idade, o pico de incidência se dá entre os 12 e 16 anos.

As verrugas podem desaparecer espontaneamente, dentro de meses, ou persistir por anos. Crianças, geralmente, se curam sem necessidade de medicação, para ambos os tipos de verruga, entretanto, por causa do risco de disseminação do vírus para outras pessoas e o surgimento de novas lesões no próprio indivíduo pela autocontaminação, seu tratamento é recomendado.

As opções terapêuticas dependem da forma de apresentação da verruga e incluem medicamentos tópicos à base de ácidos (indicados por um dermatologista) e/ou prescrição de substâncias imunomoduladoras, retirada com nitrogênio líquido, ou retirada com lasers, muito utilizados como adjuvantes nos tratamentos atualmente.

Para um diagnóstico e tratamento corretos, consulte sempre seu dermatologista!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que causa verrugas e "olho de peixe"? Como tratar esses problemas? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Mais Posts