O que é harmonização facial? O que consigo tratar com os procedimentos?
Adriana Vilarinho
26/03/2019 04h00
Crédito: iStock
A "harmonização facial", termo muito utilizado no momento, refere-se a um conjunto de técnicas dermatológicas combinadas para a realização de preenchimento facial, sendo geralmente utilizado o ácido hialurônico como substância preenchedora.
Durante a avaliação médica, o profissional busca identificar os pontos específicos em cada região facial que possuem indicação de preenchimento, seja para volumizar, uniformizar ou harmonizar regiões anatômicas, sempre respeitando a individualidade de cada paciente.
Por meio dessas técnicas é possível tratar pequenas assimetrias, bem como repor o volume perdido em algumas áreas, como os sinais que aparecem em decorrência do envelhecimento, secundários a traumas ou procedimentos ortopédicos e odontológicos, que tenham trazido irregularidades no contorno do rosto ou na superfície da pele da face.
Entre os procedimentos mais realizados temos:
- A sustentação da região malar (popularmente chamada de "maçã" do rosto);
- Aumento do ângulo da mandíbula;
- Preenchimento do queixo;
- Preenchimento de "olheiras";
- Remodelagem do nariz.
A análise meticulosa do dermatologista considerando a indicação médica e a vontade do paciente irão definir quais os procedimentos indicados, visando sempre um resultado natural, de forma individualizada.
Sobre a autora
Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.
Sobre o blog
O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.