Topo

A musculação causa estrias? O que fazer para evitar o problema?

Adriana Vilarinho

30/04/2018 04h00

Crédito: iStock

As estrias ocorrem quando há uma distensão intensa da pele com ruptura das fibras elásticas. Elas causam um aspecto inestético e podem apresentar-se de duas formas: vermelhas quando ainda recentes e brancas quando mais antigas.

Aparecem frequentemente na fase de crescimento da adolescência, na gravidez, quando se ganha ou se perde peso muito rápido, após cirurgia de prótese de mamas e quando há ocorre hipertrofia muscular devido à prática de exercícios físicos com pesos. O uso de corticoesteroides por tempo prolongado também pode causá-las.

Os locais de aparecimento mais comuns são quadril, glúteos, abdômen, seios, ombros, coxas e costas.

As estrias que aparecem em consequência da prática da musculação ocorrem principalmente quando há um ganho rápido de massa muscular. O ideal é realizar treinos que permitam um aumento mais lento e gradual da musculatura. Além disso, mudanças ponderais rápidas e intensas também podem favorecer seu aparecimento.

A hidratação da pele é fundamental para a prevenção. O uso de cremes e loções hidratantes após o banho deve fazer parte da rotina diária, além da ingestão de grande quantidade de líquidos.

O tratamento consiste  na associação de cuidados domiciliares com procedimentos no consultório médico. O tratamento em casa é feito com cremes à base de ácido retinoico e hidratação. No consultório podem ser realizadas técnicas como peeling; luz intensa pulsada; lasers fracionados; microagulhamento e radiofrequência microagulhada. Quanto mais precoce for iniciado o tratamento, melhor a resposta.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A musculação causa estrias? O que fazer para evitar o problema? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Mais Posts