Topo

Quer tirar os pelos? Veja as vantagens de cada método de depilação

Adriana Vilarinho

26/02/2018 04h00

A depilação é um procedimento muito realizado e adorado no Brasil –tanto que a prática e o design apreciados pelas brasileiras são conhecidos no mundo todo.

Principalmente no verão, em que há maior exposição do corpo em ambientes de praias, piscinas e uso de roupas mais curtas, aparece a vontade de ter a pele livre dos pelos indesejáveis.

Os principais métodos depilatórios são:

Depilação com lâminas:

  • Vantagem: pode ser feita em casa de forma rápida, é fácil de transportar e indolor.
  • Desvantagem: pelos crescem rápido, sendo necessário realizar depilações mais frequentes, com maior facilidade para irritações e aparecimento de pelos encravados.
  • Recomendações: deslizar a lâmina sempre no sentido que os pelos crescem, depilar sempre com a pele limpa, não usar nenhum creme ou óleo antes da depilação, não se expor ao sol logo após e trocar as lâminas frequentemente.

Cremes depilatórios:

  • Vantagem: indolor.
  • Desvantagem: podem causar irritação, principalmente nas peles mais sensíveis.

Depilador elétrico:

  • Vantagem: fácil de transportar.
  • Desvantagem: não é indolor, é mais demorado e não consegue ser feito em todas as áreas do corpo. Os pelos são retirados pela raiz e demoram cerca de 15 a 30 dias para crescer. Além disso, traz maior risco de desenvolver pelos encravados.

Cera:

  • Vantagem: o calor ajuda a atenuar a dor e facilita a saída dos pelos.
  • Recomendações: sempre usar cera descartável e verificar a temperatura para evitar queimaduras.
  • Desvantagem: é frequente ocorrerem casos de foliculite e pelos encravados, além do escurecimento da região depilada por irritação frequente  –principalmente na virilha e nas axilas.

Em todos os métodos a pele deve estar limpa antes da depilação, evite o uso de cremes e óleos. Também é importante não ter irritações no local.

E lembre que o sol deve ser evitado 48 horas antes e após a depilação –para evitar manchas e irritações.

Cremes calmantes podem ser usados depois do processo, mas não são recomendados desodorantes e nem produtos com álcool. E tenha cuidado de esfoliar o local uma semana antes e uma semana após a depilação – e hidratar bem a pele posteriormente.

Laser

Sem dúvidas o método que veio para ficar e facilitar a vida. Principalmente na rotina agitada do dia a dia, ter a opção de um método que elimina os pelos de forma mais duradoura e que reduz pelos encravados, realmente é uma liberdade.

Elimina os pelos de forma prolongada e reduz pelos encravados. Hoje existem diversos tipos de tecnologia para essa função – que permitem a eliminação dos pelos de forma mais rápida e indolor.

É bom ressaltar que não elimina pelos brancos, já que o alvo do laser é o pigmento presente na raiz dos pelos. Também não deve ser feito com a pele bronzeada e nem com produtos que pigmentam a pele como autobronzeadores. Após o procedimento também não é recomendado a exposição ao sol no local por sete dias e nem usar produtos que contenham ácidos de uso tópico na região por sete dias antes e depois de cada sessão.

É fundamental antes agendar consulta com um dermatologista para que possa ser avaliada a melhor opção de laser para a sua pele e seu pelo – além de verificar se não há contraindicação ao procedimento. Deve-se realizar o procedimento em local de confiança e com supervisão médica para ser realizado de forma segura – evitando o risco de queimaduras e manchas, obtendo assim um resultado satisfatório.

Quer saber mais? Procure sempre seu dermatologista e boa depilação!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quer tirar os pelos? Veja as vantagens de cada método de depilação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Mais Posts