Topo
Blog da Adriana Vilarinho

Blog da Adriana Vilarinho

Histórico

Banhos muito quentes no inverno prejudicam pele e cabelos; entenda como

Adriana Vilarinho

17/06/2019 04h00

Crédito: iStock

No inverno tudo o que queremos para acordar ou ao final do dia para relaxar, é um banho quente. Apesar da sensação agradável do momento, os banhos quentes podem ser bastante prejudiciais, tanto à pele quanto aos cabelos.

As altas temperaturas da água dos banhos combinadas ao uso de sabonetes, podem fazer com que a função de barreira protetora da pele seja prejudicada: ela fica mais seca e há danos a uma camada superficial de substâncias oleosas que contribuem de maneira significativa para manter a pele hidratada.

Tomar banhos quentes pode não só ressecar a pele como também danificar a sua superfície, contribuindo para a formação de áreas avermelhadas, por vezes elevadas e pruriginosas, que conhecemos como eczema. Para manter a pele bonita e saudável durante o inverno, é importante tomar banhos mornos em vez de quentes e tentar reduzir o tempo de permanência no chuveiro em até 10 minutos.

A hidratação após o banho também é ferramenta essencial: o creme hidratante aplicado sobre a pele logo após o banho evita a desidratação e permite que a camada protetora seja restaurada mais facilmente.

Quanto aos cabelos, os óleos naturais que protegem os fios também são prejudicados no contato prolongado com água em altas temperaturas. O couro cabeludo pode ressecar com a água quente e, em resposta a essa irritação, aumenta a produção do sebo, promovendo mais oleosidade e o aparecimento da dermatite seborreica (caspa).

A melhor maneira de higienizar os fios e controlar o excesso da caspa, é maneirar na temperatura e alternar o shampoo convencional como específico para seborreia. Mas é importante salientar, que dependendo da gravidade do caso, o shampoo poderá ser menos ou mais concentrado, associado ou não ao uso de medicamentos específicos e, por isso, a indicação pelo dermatologista é fundamental.

Com pequenas mudanças de hábitos é possível manter pele e cabelos saudáveis e bem cuidados durante todo o inverno. Cuide-se e não esqueça o filtro solar!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.