Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

O outono está aí: quais cuidados ter com a pele na estação?

Adriana Vilarinho

01/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Acabou o verão, o outono chegou há alguns dias, a temperatura já começou a cair e os cuidados com a pele devem ser mantidos. Nessa nova estação de ar mais seco, nossa pele sofre com as mudanças constantes do clima, muitas vezes com altas temperaturas durante o dia e clima mais ameno à noite.

Tanto o rosto quanto a pele do corpo podem ficar com aspecto ressecado, causando desconfortos que podem, inclusive, gerar alergias e descamações. Por isso, é muito importante manter a hidratação corporal por dentro e por fora, bebendo bastante água e utilizando hidratantes apropriados ao tipo de pele.

Além da hidratação, é preciso tomar cuidado com banhos muito quentes e o uso de buchas, pois removem a oleosidade natural da pele, o que provoca ressecamento. O filtro solar precisa ser aplicado em qualquer estação do ano, todos os dias, e em quantidade suficiente para cobrir toda a superfície da face e corpo, principalmente nos locais que ficam expostos à luz solar e artificial.

É fundamental a avaliação do dermatologista para indicação dos melhores produtos a serem utilizados, já que o especialista pode identificar as necessidades de cada paciente, indicando sabonetes e dermocosméticos adequados para a manutenção do pH natural e da saúde do maior órgão do corpo humano.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho