Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Você sabe o que são aquelas manchas brancas que aparecem nas unhas?

Adriana Vilarinho

24/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Você já deve ter reparado naquelas manchinhas brancas que aparecem nas unhas. Mas por que elas surgem? Podem ser sinais de doenças? Quais as recomendações dermatológicas?

As manchas brancas superficiais que podem eventualmente aparecer nas unhas são chamadas de leuconíquias puntatas ou estriadas, e não necessitam tratamento.

Geralmente são causadas por microtraumas, principalmente na região próxima à cutícula (onde se encontra a matriz ungueal, que é onde a unha se forma) e desaparecem espontaneamente.

Para prevenir seu aparecimento, devem-se evitar traumas no local, como manicure mais agressiva nessa região da cutícula. Outra causa também podem ser os pequenos traumas domésticos, como prender os dedos nessa região, por exemplo.

É muito importante fazer o diagnóstico diferencial com situações clínicas de base, quando as manchas brancas acometerem toda a unha ou grande parte dela, se forem acompanhadas de descamação ou de outras alterações na superfície da lâmina ungueal. Nesse caso, procure um dermatologista para diferenciar a mancha de outras afecções, como: onicomicose branca superficial, fragilidade ungueal, uso de medicamentos ou alterações sistêmicas.

É o seu caso? Para não ter dúvidas, procure seu Dermatologista!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho