Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Nove cuidados para manter sua pele saudável no verão

Adriana Vilarinho

10/12/2018 04h00

Crédito: iStock

O verão se aproxima e manter hábitos saudáveis e adequados é fundamental para manter a pele saudável durante a época de calor. Por isso, hoje trago dicas para cuidar melhor do corpo na estação.

 – Lave o rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele (oleosa, mista, seca) e aplique um creme hidratante ou sérum, de preferência recomendado por um dermatologista. Produtos com antioxidantes, como vitamina C, resveratrol entre outros, são uma ótima pedida para o verão.

– Aplique protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplique o produto a cada três horas. Existem ótimos filtros com toque seco e até com cor de base, que ajudam a reforçar a proteção e deixam a pele com aspecto mais uniforme.

– Evite faze depilação na véspera da exposição ao sol. A remoção dos pelos deve ser realizada com, no mínimo, 48 horas de antecedência. "Posso fazer depilação a laser?" Sim! Mas é importante evitar o sol nos dias anteriores e logo após a sessão. Se estiver bronzeada, não é recomendado fazer o laser, pois isso aumenta o risco de queimadura com o aparelho.

– Depois de um dia de praia ou piscina, não tome banho com água quente (prefira a fria ou morna) — para evitar que a pele resseque demais — e sempre aplique um hidratante após sair do chuveiro. Uma pele bem hidratada mantém o bronzeado por mais tempo. Se seu tom de pele é mais claro e nunca bronzeia, misture um autobronzeador ao seu hidratante, para ganhar uma cor especial.

– Tudo bem fazer laser ou peeling, mas evite fazer tratamentos com laser ablativos –que inflamam muito a pele — e peelings mais profundos. Hoje em dia existem lasers mais suaves que tratam textura da pele, poros, manchas e não são agressivos. Eles podem ser feitos em qualquer estação do ano. Só redobrar os cuidados com a proteção solar.

– Faça esfoliação da pele com sabonete ao menos uma vez por semana, principalmente no rosto. Isso ajuda a manter os poros fechados e evitar os indesejáveis cravos no nariz.

– Tire a maquiagem todos os dias antes de ir dormir.

– Consuma alimentos que contêm carotenoides, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois eles alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bronzeada e por mais tempo.

– Evite a exposição ao sol entre as 10h e 16h, para prevenir queimaduras solares, que causam envelhecimento precoce e o câncer de pele. Existe uma quantidade ideal de protetor solar a ser aplicado em cada área do corpo, por exemplo: 1 colher (chá) para o tronco, 1 colher (chá) para as costas, 1 colher (chá) para cada perna e ½ colher (chá) para cada braço e rosto.

Para recomendações e indicações específicas para seu tipo de pele, procure seu dermatologista. E bom verão!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho