Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Unhas finas, quebradiças e que descamam? Saiba as causas do problema

Adriana Vilarinho

10/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Unhas finas, quebradiças ou que descamam facilmente são queixas frequentes de pessoas que procuram o consultório dermatológico. Também conhecida como Síndrome das Unhas Frágeis, essa anomalia é caracterizada pelo aumento da fragilidade das lâminas ungueais e o diagnóstico deve ser realizado por meio de exame dermatológico.

Inicialmente, devem ser excluídas outras patologias dermatológicas de base, como psoríase, líquen plano e micose. Ao exame, é frequente ocorrer o desfolhamento distal das unhas em camadas ou listras (rachados) perpendiculares à raiz.

A Síndrome das Unhas Frágeis pode ser causada por diversos fatores, sendo que os maus hábitos que envolvem traumas repetitivos nas unhas são, na grande maioria das vezes, os principais responsáveis pelas alterações ungueais.

Vale acrescentar que a exposição a agentes químicos –solventes, acetonas, esmaltes à base de tolueno, entre outros — alguns cosméticos e a infecção por fungos também podem interferir na saúde das unhas.

Muitos, equivocadamente, também acreditam que essa doença pode ser causada por deficiência na alimentação. No entanto, salvo algumas exceções, como distúrbios no aparelho digestivo e graves deficiências nutricionais, alterações na dieta frequentemente não impactam na saúde das unhas.

Para avaliar qual o melhor tratamento para a Síndrome das Unhas Frágeis, consulte um dermatologista.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho