Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Saiba as causas e como tratar os vasinhos que aparecem no rosto

Adriana Vilarinho

20/08/2018 04h00

Crédito: iStock

A presença de pequenos vasos sanguíneos visíveis no rosto –chamados de telangectasias é muito frequente e ocorre devido à dilatação permanente dos capilares sanguíneos. O problema tem grande influência genética e costuma surgir em pessoas de pele clara, a partir da terceira década de vida, causando muito incômodo e desconforto.

Os locais mais comuns para o surgimento das telangectasias no rosto são ao redor da asa nasal, na região mediana da face e no queixo. Porém, os vasinhos podem aparecer em qualquer outro local da face, mucosa e também do corpo, sendo as pernas a área mais afetada.

Além da genética e da presença de rosácea, diversos outros estímulos e fatores desencadeantes estão associados à presença desses vasos sanguíneos aparentes. Alguns exemplos são a exposição solar indevida, uso de bebidas alcoólicas, mudança de temperatura, oscilação hormonal e até mesmo o envelhecimento cutâneo.

Na grande maioria dos casos, a presença isolada das telangectasias na face não traz risco algum à saúde. O problema é uma preocupação puramente estética.

O tratamento com laser ou com luz intensa pulsada pode ser uma boa opção terapêutica, sendo imprescindível a avaliação médica para o diagnóstico e indicação do melhor procedimento.

Consulte seu dermatologista para mais informações.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho