Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Maneire no banho quente para ter uma pele saudável e hidratada

Adriana Vilarinho

13/08/2018 04h00

No inverno, tudo o que queremos ao acordar e no final do dia é um banho quente para esquentar e relaxar. Apesar da sensação agradável, os banhos quentes podem ser bastante prejudiciais à pele.

A alta temperatura da água combinada com o uso de sabonetes podem fazer com que a função de barreira protetora da pele seja prejudicada: ela fica mais seca e há danos a uma camada superficial de substâncias oleosas que contribuem de maneira significativa para manter a pele hidratada. Da mesma maneira, os óleos naturais que protegem os fios de cabelos e pelos do corpo também são prejudicados no contato prolongado com água quente.

Tomar banhos quentes pode não só ressecar a pele como também danificar a sua superfície, contribuindo para a formação de áreas avermelhadas, por vezes elevadas e pruriginosas, que conhecemos como eczema. Em resposta à imersão prolongada na água, nossas regiões de pele glabra, ou seja, aquelas cuja pele não possui pelos (como em palmas e plantas de pés) ficam enrugadas não por desidratação ou inchaço, mas por uma resposta do nosso sistema nervoso simpático a esse contato prolongado.

Para manter a pele bonita e saudável durante o inverno, é importante tomar banhos mornos ao invés de quentes e tentar reduzir o tempo de permanência no chuveiro em até 10 minutos. A hidratação após o banho também é ferramenta essencial: o creme hidratante aplicado sobre a pele logo após o banho evita a desidratação e permite que a camada protetora seja restaurada mais facilmente.

Outra recomendação interessante é evitar o uso de sabonetes que prometem uma "limpeza profunda", optando por aqueles com composição hidratante na fórmula. Essas pequenas mudanças de hábitos vão fazer toda a diferença para a saúde de sua pele e cabelos. Cuide-se!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho