Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Alergia ao suor? Sim, ela existe e pode causar ardência, coceira, manchas

Adriana Vilarinho

16/04/2018 04h00

existe alergia ao suor

Crédito: iStock

A alergia ao suor é mais comum do que imaginamos e pode apresentar-se desde uma miliária, que são brotoejas comuns em bebês, até uma urticária colinérgica que acomete principalmente em adolescentes e adultos jovens.

As causas da alergia ao suor podem ser relacionadas a uma hipersensibilidade ao calor do corpo que pode ocorrer por alteração emocional; mudança no pH da pele; fricção em algumas regiões como axilas, atrás dos joelhos e virilha; roupas de tecidos que retêm a transpiração ou até mesmo o exercício físico intenso.

Os sintomas são: irritação na pele, coceira, ardência e aparecimento de brotoejas e manchas avermelhadas, ou até mesmo urticária –lesões elevadas avermelhadas e pruriginosas. A melhor prevenção contra a alergia ao suor é evitar os fatores que aumentam a temperatura corporal.

Algumas medidas podem ser eficazes para diminuir os sintomas:

  • No frio, devido ao clima seco e ao vento gelado, é importante hidratar bem a pele e tomar muita água;
  • No calor, evite banhos quentes;
  • Use roupas com tecidos confortáveis e não apertados.
  • O uso de água termal pode ajudar a suavizar irritações e acalmar a pele.

Para confirmação diagnóstica, um médico deve sempre ser consultado.

Procure seu dermatologista!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho