Topo
Blog da Adriana Vilarinho

Blog da Adriana Vilarinho

Histórico

Cuidados básicos que você deve ter para manter a pele sempre saudável

Adriana Vilarinho

2009-04-20T18:04:00

09/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Crédito: iStock

É fundamental ter uma rotina de cuidados dermatológicos, só assim você consegue manter uma pele saudável.

Cada pele tem uma característica e cada idade tem suas especificações. O ideal é procurar um dermatologista para avaliar individualmente o seu caso e indicar os melhores produtos. Mas, alguns cuidados básicos são:

Capriche na limpeza da pele: De manhã e de noite, procure usar um sabonete adequado. Existem opções mais hidratantes, para os que têm pele seca, assim como alguns para tirar a oleosidade e manter a pele sem brilho excessivo ao longo do dia, os preferidos para quem tem pele muito oleosa.

Proteja-se da oxidação e poluição: Atualmente, na dermatologia, muito tem sido discutido sobre os agentes que protegem a pele dos efeitos nocivos da poluição e da oxidação celular. Agentes antipoluição e vitamina C de uso tópico podem ser prescritos para aplicação diária, antes do protetor solar.

Use sempre filtro solar: Ele protege a sua pele de lesões, como o câncer, previne o fotoenvelhecimento e evita a formação de manchas. Hoje em dia, há produtos com textura leve, com ou sem pigmentos, com clareadores e antioxidantes nas suas formulações. Além do protetor solar tópico, existe a opção do fotoprotetor solar de uso oral, que não substitui o de uso tópico mas potencializa o seu efeito e age como antioxidante.

Mantenha alguns cuidados noturnos: Nunca podemos esquecer de retirar a maquiagem e/ou o filtro solar à noite e criar o hábito de aplicar produtos para rosto, área dos olhos, pescoço e colo. Essa rotina garante uma pele mais saudável!

É importante, além dos cuidados em casa, fazer uma visita pelo menos uma vez ao ano no consultório dermatológico para avaliação global da pele, tanto do rosto como do corpo. O câncer de pele é muito frequente no Brasil e pode acontecer em qualquer idade, por isso o check-up dermatológico anual é fundamental!

Recomendo também fazer uma limpeza de pele regularmente, especialmente para quem tem pele com tendência a oleosidade e acne –ou máscaras e hidratações, para quem tem pele mais ressecada.

O arsenal dermatológico de lasers e equipamentos para tratamento da pele é vasto e o seu dermatologista pode recomendar o que é mais indicado para o seu caso! Muitos tratamentos podem ser realizados durante todas as estações do ano, alguns devem ser realizados apenas nos períodos menos quentes… O importante é nunca deixar de cuidar da pele!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.