Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Quem tem pele oleosa não pode usar maquiagem? Veja 5 mitos e verdades

Adriana Vilarinho

02/04/2018 04h00

A pele oleosa é um problema que costuma incomodar muitas pessoas. Por isso, é normal que surjam diversas dúvidas e e alguns mitos sobre os assuntos. A seguir, explico o que é verdade e o que é mentira sobre o assunto.

1 – Quem tem pele oleosa deve lavar o rosto várias vezes ao dia

MITO – O ideal é fazer a limpeza de manhã e à noite com sabonete apropriado. A oleosidade da pele existe para protegê-la, como uma película. Se lavarmos o rosto excessivamente, retiramos a oleosidade natural e como resposta a pele produz mais sebo. Também devemos ficar atentos com a temperatura que lavamos o rosto: água muito quente retira mais a oleosidade. O ideal é a água mais morna, porque os poros não se abrirão totalmente e a oleosidade natural da pele será mantida.

2 – Quem tem pele oleosa não pode usar hidratante

MITO – Hoje em dia existem produtos voltados para pessoas com pele oleosa que têm efeito matificante. Pessoas com pele oleosa devem dar preferência à produtos "oil free", com textura em gel, não-comedogênicos e com toque seco. O importante também é a higiene adequada antes de dormir para remover todo excesso de produto.

3 – O calor aumenta a oleosidade da pele

VERDADE – O calor estimula as glândulas sebáceas. Por isso, quando a temperatura está elevada a pele sempre fica com aspecto mais brilhoso. Em dias de muito sol também costumamos usar mais protetor solar, o que muitas vezes ajuda a aumentar a oleosidade, pois o produto não tem textura fina e obstrui os poros.

4 – Alimentação influencia na oleosidade da pele

VERDADE – Alimentos ricos em proteína do leite (a própria bebida e queijos, iogurtes) podem aumentar a oleosidade da pele e predispor ao surgimento de acne. Além disso, devemos também evitar alimentos com alto índice glicêmico (carboidratos refinados) e gordurosos, que podem piorar o quadro.

5 – Pessoas com pele oleosa não devem usar maquiagem

MITO – Antigamente, a maquiagem tinha textura muito pesada, ocluía os poros e ocasionava espinhas. Hoje em dia, existem maquiagens que contêm substâncias que tratam a pele oleosa, como o ácido salicílico. O pó compacto e o primer para maquiagem são ótimos para disfarçar o brilho da pele causado pela oleosidade excessiva, dão aspecto seco e não ocluem os poros.

E lembre-se: você nunca deve dormir com maquiagem!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho