Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Manter o bronzeado por mais tempo após a praia é possível; veja dicas

Adriana Vilarinho

06/01/2020 04h00

iStock

Após as férias, manter o bronzeado parece algo difícil, porém há maneiras que podem te ajudar a ficar com a nova cor por mais tempo, mantendo o "glow" da pele de verão.

A primeira e mais importante recomendação é o uso de filtro solar. Proteger é o primeiro passo para evitar desconfortos e, principalmente, doenças devido à exposição ao sol. Procure por produtos com fator de proteção acima de 30 para o corpo, já para o rosto, um FPS maior é mais indicado, por isso vale pedir a indicação de seu dermatologista sobre o produto mais adequado ao seu tipo de pele e necessidade.

Após o sol, é hora de hidratar, e muito, a pele. Combinar o uso de óleo corporal, ainda no chuveiro, e em seguida aplicar o hidratante, é uma boa opção, principalmente se o dermocosmético possuir ativos como vitamina C e ácido hialurônico. Além disso, priorizar banhos mornos ou frios também é recomendado, pois evita a desidratação da pele causada por banhos quentes.

A ingestão de alimentos com betacaroteno também é importante. Essa provitamina se transforma no corpo em vitamina A e atua como antioxidante na pele, ajudando a manter a cor dourada. Esse composto pode ser encontrado em alimentos como cenoura, batata-doce, abóbora, mamão e manga, e pode ser ingerido também na forma de cápsulas. Porém, para que a vitamina A atue sobre o bronzeado, é necessário que a ingestão desses alimentos comece cerca de 15 a 20 dias antes da exposição ao sol.

Adquirir o bronzeado de forma gradual é outra recomendação para que a cor de pele dure mais. O ideal é evitar o sol muito forte das 10h às 16h e se bronzear um pouco a cada dia, evitando que a pele fique vermelha, o que pode favorecer a descamação posteriormente.

Por fim, se mesmo com todas essas medidas seu bronzeado estiver indo embora, opte por cremes autobronzeadores gradativos, que hidratam a pele e ao mesmo trazem cor de forma gradual, o que permite uma cor com aspecto mais uniforme e natural.

Antes de viajar e aproveitar as férias ao sol, consulte seu dermatologista e esclareça todas as dúvidas. Prevenir ainda é a melhor solução.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho