Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Na primavera a pele produz mais sebo. Veja os cuidados que você deve ter

Adriana Vilarinho

07/10/2019 04h00

Crédito: iStock

A primavera chegou e com essa nova estação vem a necessidade de melhorar a hidratação da pele e cuidar de possíveis problemas que tenham surgido durante o inverno, em função do tempo mais seco e temperaturas mais baixas.

O filtro solar, item indispensável diariamente, deve ser utilizado com maior frequência, já que os dias são mais ensolarados e a radiação ultravioleta é muito prejudicial independentemente da época do ano. Para manter a pele bem cuidada, protegida e hidratada é preciso estar atento à temperatura dos banhos, que precisam ser mais mornos ou mesmo frios, nos dias mais quentes. Evitar o uso de esponjas ásperas, principalmente no rosto, também é recomendado.

É importante sempre procurar usar produtos que sejam adequados ao tipo de pele, tanto do rosto quanto do corpo e, que sejam indicados por um dermatologista. Afinal, é preciso hidratar toda a pele, considerando que face e corpo necessitam de produtos específicos para cada região.

O calor faz com que as glândulas do corpo produzam mais suor e sebo, o que pode aumentar o nível de oleosidade da pele, deixando uma aparência mais "brilhante" do que o habitual. Assim, para manter o rosto com a oleosidade controlada, a higiene da face deve ser feita de uma a duas vezes por dia, sempre com sabonete específico para o tipo de pele.

Além disso, para o rosto, importante utilizar dermocosméticos não-comedogênicos (que não induzem a formação de cravos e espinhas), que também podem conter ativos específicos para cada tipo de pele, seja oleosa, mais seca ou normal. Na parte corporal, hidratantes mais leves e loções podem ajudar a recuperar o ressecamento cutâneo, principalmente nas partes mais ásperas, como cotovelos, joelhos e calcanhares.

Além de cuidar da pele pelo lado externo, é preciso lembrar que a hidratação depende do volume de líquidos ingeridos. Por isso, é necessário ingerir água o suficiente para que não somente a pele, mas todo o corpo, mantenha-se saudável.

 

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho