Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Emagreceu e umbigo ficou “triste”? É possível minimizar flacidez na região

Adriana Vilarinho

30/09/2019 04h00

Crédito: iStock

Após a perda de peso, gestação ou lipoaspiração, é comum que ocorra certa flacidez ou excesso de pele na região do abdômen, o que pode deixar o umbigo com aspecto caído, popularmente chamado "umbigo triste". Esse aspecto costuma incomodar muitas pessoas, mas é algo que pode ser mudado com alguns procedimentos estéticos e, principalmente, mudança de hábitos.

Entre os tratamentos que ajudam a solucionar o problema está a associação de métodos que estimulam a produção de colágeno pela pele, como a aplicação do ácido polilático e ultrassom microfocado. Eles são realizados sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Nesse caso, o ácido polilático estimula a síntese de colágeno e ajuda a aumentar a sustentação da pele, enquanto o ultrassom microfocado age promovendo a retração da pele e da musculatura.

Outra opção é a radiofrequência, método não invasivo que, por meio do aquecimento do tecido subcutâneo, atua sobre a produção de colágeno, atenuando a gordura localizada e celulite e melhorando o aspecto da pele.

Mesmo com toda a tecnologia disponível, é importante lembrar que a atividade física e a alimentação balanceada são de fundamental importância para manter o corpo saudável. Beber bastante água e usar dermocosméticos com ativos que atuem contribuindo para a firmeza da pele também é recomendado.

Quer saber mais sobre tratamentos contra flacidez? Consulte seu dermatologista.

 

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho